São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

'Photo Soap' limpa e transforma imagens

ROSANE MINGHIM*

ROSANE MINGHIM
ESPECIAL PARA A FOLHA

Fácil de instalar e usar, software da Metatools permite alterar contraste e cores e corrigir defeitos de fotos

Quando olhamos fotos publicadas em revistas, algumas vezes ficamos admirados com a riqueza de cores de uma paisagem ou com a pele perfeita de uma modelo. O que muita gente não sabe é que essas fotos são retocadas digitalmente, por computador.
Os programas para processamento de imagens fotográficas tornaram antiquados todos os outros métodos antes utilizados.
Com esses programas, é possível melhorar ou alterar as imagens fotográficas de uma forma muito mais radical do que os métodos químicos ou de pintura manual.
O "Kai's Photo Soap" não é simplesmente outro programa de processamento de imagens fotográficas.
Usuário doméstico
Apresentado pela Metatools na última Comdex Spring, em junho, nos EUA, o "Soap" é um programa para melhoramento de imagens fotográficas digitais, voltado para o usuário doméstico.
O programa vem acondicionado em uma caixa com formato e aparência de uma caixa de sabão em pó, em uma referência à limpeza que o software faz em fotos.
Com um software desse tipo, é possível modificar a aparência de uma fotografia ou imagem, incluindo alteração de cores, melhoramento do brilho, alteração de contraste e correção de defeitos.
Permite ainda adicionar elementos, como texto e desenhos, e criar montagens com pedaços de uma mesma imagem.
Ele não traz, entretanto, funções especializadas para a criação de efeitos especiais.
O ponto forte do programa está na sua facilidade de uso.
Ao contrário de outros programas para tratamento de imagens, difíceis de dominar, o "Photo Soap" é muito simples.
Poucos minutos são suficientes para a produção de resultados satisfatórios. Com um pouco mais de prática, é possível obter resultados com qualidade profissional.
A instalação do programa no "Windows 95" é imediata e segue o procedimento normal. É importante, porém, dispor de um Pentium com pelo menos 12 Mbytes de memória e 20 Mbytes de espaço no disco rígido.
Salas de edição
A operação do "Photo Soap" introduz um novo modelo de interface com o usuário para esse tipo de programa.
O programa trabalha a concepção de um edifício para fotoprocessamento. As funções são agrupadas em salas, e as ferramentas podem ser encontradas dentro de gavetas, nessas salas.
As salas estão organizadas de forma a fazer com que o usuário, visitando todas elas em sequência, possa completar um trabalho de melhoramento na fotografia, desde sua aquisição ou leitura no disco até sua impressão ou armazenamento.
A primeira sala é a de entrada. Nessa sala, é possível a leitura de arquivos de imagens e a aquisição de imagens de dispositivos compatíveis com o padrão Twain, tais como scanners e câmeras digitais.
As imagens ficam espalhadas na tela, imitando a situação real de uma mesa com fotografias. Elas também podem ser organizadas em álbuns, facilitando sua classificação e manuseio.
A segunda sala é a de preparação da imagem. Nessa sala, é possível recortar e girar a imagem.
Também está disponível um botão para melhoramento automático. Essa função tenta equalizar o brilho, o contraste e corrigir possíveis distorções de cores na imagem, de forma automática.
Correção de cores
A terceira sala é a de correção de tons de cinza. A forma mais simples de fazer correções nessa sala é pelos controles de brilho e contraste.
Para ajustes mais finos, é possível atuar separadamente em até nove tons da imagem, desde os mais claros até os mais escuros. Também é possível alterar em cada tom a proporção entre as três cores primárias básicas.
A quarta sala é a de correção das cores. Na sua forma de operação mais simples, existem três controles básicos: o que permite a mudança da cor predominante da imagem, o de saturação de cor e o de brilho de cor.
Cada um desses controles pode ser expandido para um equalizador com 12 controles. É possível, dessa forma, alterar cores específicas da imagem.
A quinta sala é a de detalhamento da imagem. As funções disponíveis nessa sala permitem tornar a imagem mais nítida e mais suave.
Além disso, é possível consertar falhas na imagem, como aquelas que existem em fotografias antigas e corrigir o problema dos olhos vermelhos, que aparecem em algumas fotos tiradas com flash.
Na sexta sala, pode-se dar um acabamento final na imagem, podendo definir texturas, superpor texto e imagens (inclusive calendários), colocar bordas e definir pano de fundo.
Finalmente, na última sala, é possível salvar a imagem em disco ou imprimi-la diretamente na impressora.
Também existe uma sala de mapas que permite aos usuários visitar as salas em qualquer ordem, se for mais conveniente.
Experiência agradável
Em vez de menus e janelas convencionais, tem-se o uso de ferramentas de edição, que ficam posicionadas em lugares estratégicos da tela.
Durante o uso, o software ocupa toda a tela, e o micro torna-se um laboratório fotográfico.
Funções usuais, como minimização, ajuda e salvamento podem ser obtidas em algumas das salas, por meio de um ícone de controle remoto.
A experiência de utilização do "Photo Soap" foi bastante agradável.
Alguns controles necessitam algum cuidado e treino por parte do usuário, mas, na sua maioria, o uso das ferramentas é intuitivo, e o resultado é o esperado.
É preciso um pouco de prática, por exemplo, para dominar o comportamento do zoom (que é dependente da resolução original da digitalização da imagem) e o controle dos diferentes pincéis e borrachas.
Com uma adaptação inicial em um curto tempo, porém, o usuário já estará dominando mesmo as características mais avançadas.
Apesar de estar em inglês, a operação do "Photo Soap" pode ser aprendida facilmente.
Os testes realizados com algumas imagens enfatizaram a simplicidade de uso e a qualidade dos resultados obtidos com a utilização do "Photo Soap".
Particularmente interessantes são os controles para melhoramento automático da imagem, disponíveis na sala de preparação, e para recuperação de imagens danificadas, disponíveis na sala de detalhamento da imagem.
Bons recursos
Os recursos disponíveis no "Photo Soap" são bons, se for considerada a aplicação a que ele se propõe, ou seja, o melhoramento da qualidade de imagens fotográficas.
O "Kai's Photo Soap" é altamente recomendado para quem deseja melhorar imagens fotográficas sem ter de aprender o uso de programas complicados e sem comprometer a qualidade do resultado final.
Custando apenas R$ 89 -nos EUA, sai por menos de US$ 50-, é um investimento baixo para quem faz bastante uso de fotos ou imagens ou gostaria de armazenar seus álbuns de fotografias.
Nessa última opção, um grande espaço de disco rígido é recomendável, uma vez que fotos ocupam muito espaço. Elas podem ser compactadas enormemente (usando o formato JPEG, que o "Photo Soap" suporta). O scanner usado para digitalização de imagens deve ser de alta resolução.

*Colaborou no teste Onofre Trindade Júnior, professor do ICMSC-USP, com pós-doutorado na Universidade de Southampton, Inglaterra.

Próximo Texto: Confira os resultados da avaliação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.