São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casos de malária aumentam 4 vezes em 5 anos, dizem cientistas

JEREMY LAURANCE
DO "THE INDEPENDENT"

O número de casos de malária quadruplicou nos últimos cinco anos, segundo especialistas presentes em um encontro de 650 cientistas e autoridades sanitárias de vários países, realizado em Hyderabad, na Índia.
A doença atinge cerca de 500 milhões de pessoas no mundo e mata 3 milhões por ano. Ela não está reagindo aos novos tratamentos e ameaça gerar um grande desastre na saúde pública mundial.
A malária é causada pelo parasita Plasmodium falciparum, transmitido por mosquitos. Ela está matando mais pessoas hoje do que nos anos 60.
Segundo Brian Greenwood, professor de doenças transmissíveis na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, 40% da população mundial corre risco de pegar malária. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que até o final do século 80 milhões de pessoas a mais serão contaminadas por ano -ou seja, um aumento de 16% em três anos.
A Fundação Wellcome, dos EUA, anunciou que pretende completar em três anos o mapa da sequência genética do parasita da malária, para identificar características vulneráveis a drogas.
Pesquisadores norte-americanos anunciaram no encontro que estão próximos de desenvolver um mosquito anófeles -transmissor da malária- geneticamente alterado para não transmitir o parasita causador da doença e gerar descendentes com essa característica.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Banhistas danificam fonte da praça Navona
Próximo Texto: Conserto da Mir depende de o computador controlar estação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.