São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeira turma forma 22 alunos

DA SUCURSAL DO RIO

A primeira turma a obter graduação pela Uenf se formou no último fim-de-semana. Concluíram o curso de ciências biológicas 22 alunos que ingressaram na universidade no segundo semestre de 93.
Desses, 19 já foram aprovados para cursos de pós-graduação -16 na própria Uenf, 2 na UFRJ e 1 na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
A recém-formada Ana Paula Cavalcanti entusiasmou-se com a proposta de "universidade do terceiro milênio". "Eu sabia que os professores eram experientes e levariam o curso com garra."
Para outro integrante da turma, José Maurício Cunha, o grande mérito do curso é o aprendizado prático. Segundo ele, 70% do tempo é gasto em laboratórios.
Apesar dos elogios, os três se dizem preocupados com o futuro dos atuais alunos da graduação.
Para Lauro Manhães, a Uenf está se transformando numa universidade "comum", pela interrupção de projetos de pesquisa. "A Uenf era para ser um modelo para as outras universidades, mas passou a copiar o modelo já existente."
O formando José Maurício Cunha vê chance de problemas por instabilidade política. Seu orientador na pós-graduação, Vanderlei de Souza, primeiro reitor da Uenf, pode deixar a instituição por divergências com o atual reitor. Ana Paula também teme problemas. "Os professores cedidos por outras universidades não vão querer fazer concurso para a Uenf porque o emprego será pela CLT."

Texto Anterior: Reitor se diz favorável a cortes
Próximo Texto: Festa em Barretos atrai 1,3 milhão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.