São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferver leite reduz possível contaminação

DA REPORTAGEM LOCAL

Ferver o leite em casa é a única providência possível para quem tem dúvidas sobre a qualidade do produto que consome.
Segundo o Instituto Adolfo Lutz, ferver o leite pasteurizado, em saquinhos ou em embalagens longa vida, garante mais vida útil ao produto e elimina microorganismos.
"Toda vez que o leite é fervido, é submetido a um tratamento semelhante à pasteurização, que reduz a possibilidade de contaminação", diz a chefe da seção de microbiologia do instituto, Dilma Scala Gelli.
Mas, se houver bactérias patogênicas, como a salmonela, que resiste a altas temperaturas, nem sempre a fervura pode eliminá-las.
O Adolfo Lutz constatou, em laudo divulgado segunda, mais coliformes fecais do que o permitido por lei numa amostra de leite C distribuído pelo governo do Estado para a merenda escolar.
Ferver o leite pasteurizado em saquinhos aumenta a vida útil em até quatro dias, se for mantido em recipiente fechado. O leite longa vida deve ser fervido três dias depois de aberto e posto na geladeira. Assim, dura mais quatro dias. Mas o leite fervido perde vitamina A e propriedades das proteínas.
Os leites A, B e C têm formas de pasteurização, teor de gordura e quantidade de microrganismos permitidos diferentes. O leite A, que mantêm toda a gordura, deve ser pasteurizado no local onde há a ordenha. Para o leite B, que tem 3,5% de gordura, é permitida distância entre o local de ordenha e pasteurização. Para o C, com 3% de gordura, a distância tolerada entre ordenha e pasteurização é maior. Nos três casos, não pode haver salmonelas.

Texto Anterior: SP quer barrar redução de verba do SUS
Próximo Texto: Novo secretário usa política em nomeações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.