São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

Receita descobre fraude para desviar Imposto de Importação

Darfs referentes a peças de montadora foram falsificados

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

A alfândega do porto de Santos descobriu, na última terça-feira, fraude envolvendo a falsificação de 22 Darfs (Documentos de Arrecadação de Receitas Federais) para pagamento de impostos referentes a importações de peças por uma grande montadora de veículos.
A informação é de Haroldo Amorim, inspetor da alfândega, que não quis, entretanto, revelar o nome da montadora. A fraude está sendo objeto de inquérito policial, mas, ao que tudo indica, teria sido praticada por um funcionário da agência de despachos contratada pela montadora.
Os Darfs eram para pagamento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e II (Imposto de Importação), no total de R$ 280 mil. O Tesouro estadual também estava sendo lesado em R$ 300 mil de ICMS, informou o funcionário da Receita.
Na "autenticação perfeita" dos Darfs, disse ele, foi utilizada a numeração de uma máquina do Banco do Brasil que, depois, descobriu-se estar desativada por problema mecânico.
Amorim declarou não acreditar em culpa da agência de despachos. De qualquer forma, ele alerta empresas e os próprios despachantes para que fiquem atentos.
"Não é a primeira vez que isso acontece, mas não é comum", afirmou o inspetor, lembrando que há quatro meses ocorreu falsificação semelhante, porém mais grosseira.
A montadora está providenciando a regularização do pagamento dos impostos para liberar as mercadorias, disse Amorim.

Texto Anterior: Deflação avança em SP e índice cai 0,54%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.