São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa pode livrar paciente de injeções

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quem morre de medo de injeção vai ter motivo para comemorar: cientistas nos EUA desenvolveram um método de vacinação que dispensa agulhas. A vacina é aplicada diretamente sobre a pele raspada.
Os primeiros resultados da técnica aplicada em camundongos estão sendo divulgados hoje na "Nature". De-chu Tang, Zhongkai Shi e David T. Curiel, da Universidade do Alabama, relataram a obtenção de anticorpos em 23 de 24 animais vacinados.
Anticorpos são substâncias produzidas pelo organismo para combater agentes externos, como vírus ou bactérias. A substância que produz um anticorpo é chamada de antígeno. As vacinas podem ser feitas com vírus atenuados ou com pedaços deles capazes de despertar a resposta do organismo.
Os pesquisadores utilizaram um vírus inofensivo para levar à pele o antígeno produtor de anticorpos. Se a técnica puder ser aperfeiçoada para uso em humanos, poderá facilitar a aplicação de vacinas.

Texto Anterior: O roteiro do papa
Próximo Texto: Brasileiros fazem ato pró-MST em missa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.