São Paulo, sábado, 23 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme retrata a contracultura dos 70

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

"Parabéns para John", exibido hoje pelo 8º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, reúne ingredientes para se tornar o mais "cult" curta do evento.
O filme traz a assinatura do decano do cinema independente norte-americano Jonas Mekas e tem como personagens centrais John Lennon e Yoko Ono.
O curta dá sequência ao imenso diário filmado que representa o essencial da obra de Mekas. A câmera do diretor devassou a cena "underground" norte-americana dos anos 60 e 70.
"Parabéns para John" reúne o material que registrou com Lennon e Yoko. Mekas foi cicerone do casal em Nova York em 70, antes deles assumirem Manhattan como endereço.
Foi o período de lua-de-mel entre Lennon e o cinema. Yoko o precedera rodando curtas experimentais. Em 70, Mekas organizou uma retrospectiva dos curtas de Lennon e Yoko no Elgin Theater.
Entre outros, foram exibidos "Apotheosis", uma viagem de balão por cima de um campo nevado, e "Self Portrait" , close do pênis semi-ereto de Lennon.
A atividade cinematográfica do casal logo se esgotaria, depois de atingir o ápice em 71. O último título é o misto de documentário e diário "Imagine", lançado em 72.
"Parabéns para John" partilha com "Imagine" uma das mais fortes sequências: uma relaxada festa na casa de Allen Klein (agente do casal) filmada por Mekas. Warhol tira polaroids, Lennon joga basquete com Miles Davis, um baseado rola solto. É um flagrante com raro frescor do mundinho da contracultura nova-iorquina.
Segue na mesma linha outro grande momento do curta de Mekas. Um grupo reúne-se para celebrar o aniversário de Lennon.
O ex-beatle Ringo Star e o poeta beat Allen Ginsberg estão entre os que formam uma roda no chão, cantando acompanhados pelo violão de Lennon.
Mekas é o único a filmar a festa, utilizando a música livremente improvisada como principal trilha de seu filme (leia texto nesta página). Um instantâneo da vida de Lennon e Yoko renasce na tela.

Filme: "Parabéns a John" Direção: Jonas Mekas Produção: EUA, 1996, 24 min. Quando: hoje, às 15h
Onde: CineSesc (r. Augusta, 2.075, tel. 011/282-0213)
Quanto: entrada franca

Quando: segunda, às 16h
Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, tel. 011/852-9197)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Documentário é 'manifesto do cinema não industrial'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.