São Paulo, sábado, 23 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilista francês cria nova batina para evento

MARTA AVANCINI
DE PARIS

O papa João Paulo 2º vestiu ontem, pela primeira vez, a batina criada pelo estilista francês Jean-Charles Castelbajac especialmente para as Jornadas Mundiais da Juventude.
A batina, em cor pérola e decorada com cruzes coloridas, foi usada durante a cerimônia de beatificação de Frédéric Ozanam.
Os cerca de 400 bispos que acompanharam o papa também usaram batinas criadas por Castelbajac. Estas têm faixas coloridas na frente e nas costas nos tons azul, vermelho, amarelo, verde e laranja.
As cores e as faixas fazem alusão aos cinco continentes e, por isso, simbolizam a união dos povos, disse o estilista à imprensa francesa.
As faixas se assemelham a um arco-íris, um símbolo, segundo Castelbajac, universal. Elas fazem ainda alusão à comunhão entre o céu e a terra, ou seja, entre Deus e os homens.
Castelbajac doou a criação à Igreja Católica da França. Ele foi também o responsável pela coleção de suvenires com o símbolo das Jornadas, entre os quais camisetas, bonés, bandanas, canetas e isqueiros.
O símbolo do evento é uma estilização da torre Eiffel, uma das principais referências que remetem a Paris, amarela com uma cruz no alto. Embaixo da torre, há um circulo vermelho. Toda a composição é envolvida por um fundo azul.
(MA)

Texto Anterior: Premiê francês critica João Paulo 2º
Próximo Texto: Diana volta a viajar com Dodi al-Fayed
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.