São Paulo, sábado, 23 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cigarrro pode causar câncer, diz executivo

Diretor da RJR Nabisco depõe nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O principal executivo da segunda maior produtora de cigarros dos EUA, a RJR Nabisco, disse ontem "sempre ter acreditado que o cigarro é uma das causas do câncer de pulmão". Steven Goldstone, um ex-fumante, fez essa declaração nas audiências preliminares do julgamento da ação que o Estado da Flórida, Costa Leste do país, move contra a indústria do fumo.
Goldstone disse que não é cientista e respeita a opinião de diversos cientistas contratados pelas empresas produtoras de cigarro que argumentam ainda não haver evidência suficiente para provar a relação entre o fumo e o câncer. "Mas, certo ou errado, sempre acreditei na participação do fumo na produção do câncer", afirmou.
A Flórida tenta obter US$ 12,3 bilhões em indenizações dos produtores de cigarro pelo custo social do câncer de pulmões. Outros 39 dos 50 Estados norte-americanos movem ações similares.
O Congresso examina acordo a que chegaram as indústrias e os promotores públicos desses 40 Estados para livrar as empresas de futuras ações em troca de indenizações de US$ 368 bilhões.
(CELS)

Texto Anterior: Clinton será julgado por assédio sexual
Próximo Texto: Burger King reduz venda de hambúrguer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.