São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Fidelidade cega; Procura-se; A vingança é um prato...; ...que se come frio; Caixa-forte; Dama no muro; Exagero ianque; Discurso e prática; Operação pente-fino; Ressaca reeleitoral 1; Ressaca reeleitoral 2; Mera coincidência; Por gravidade; Em baixa; Do ramo; Samba de uma nota só

DO RAMO

Fidelidade cega
FHC usará Eduardo Jorge (Secretaria Geral) como exemplo para mostrar aos ministros que quem quiser participar de sua campanha reeleitoral terá de sair. Se até um auxiliar de anos deixa o cargo, não haverá exceção. Inclusive para Serjão.

Procura-se
Mário Covas e Tasso Jereissati estão preocupados com o nome do sucessor de Teotônio Vilela na presidência do PSDB. Querem alguém com perfil para enfrentar o PFL e os aliados de FHC. Desconfiam que o presidente só cuida do seu lado.

A vingança é um prato...
Para se ver livre da manobra do governo para mudar o regimento da Câmara, Michel Temer diz que porá a reforma administrativa na pauta da Casa após a lei eleitoral. Se quiser, o governo terá que pedir a inversão da pauta.

...que se come frio
Ao se ver livre da manobra para mudar o regimento da Câmara, Michel Temer coloca no fogo Luís Eduardo, filho de ACM. O líder do governo teria que assumir a operação que objetiva facilitar mudanças constitucionais.

Caixa-forte
O Tesouro deu sinais de que vai pagar em breve a dívida da extinta Portobrás com bancos privados. Cerca de R$ 1,5 bi.

Dama no muro
Ruth Cardoso decidiu ficar longe da discussão sobre aborto para não acirrar ainda mais os ânimos dos contendores. Apesar das pressões dos que defendem o projeto aprovado na Câmara.

Exagero ianque
A "Time" dá razão a Pedro Simon, que disse que o PFL manda no governo. A revista americana, que trouxe no último número reportagem levantando a bola de FHC, classifica o pefelista Luís Eduardo Magalhães de "primeiro-ministro de fato".

Discurso e prática
O Planejamento fechou o Orçamento da União para 98. Não dá um centavo para financiamento público de campanha. FHC dissera ser favorável.

Operação pente-fino
A Advocacia Geral da União está passando a limpo todos os pareceres do ex-consultor-jurídico do ministério dos Transportes José Dutra (ex-deputado pelo PMDB do Amazonas). Há suspeita de irregularidade.

Ressaca reeleitoral 1
Sentindo-se enganado pelo Planalto, o grupo de senadores que defende a desincompatibilização de governadores promete dar o troco na quarta, aprovando projeto que acaba com o segundo turno da eleição.

Ressaca reeleitoral 2
Quando a emenda da reeleição foi votada, o Planalto insinuou aos senadores que o procurador Geraldo Brindeiro daria parecer favorável à desincompatibilização. Ocorreu o contrário. "Fui atropelado na minha boa-fé", diz José Agripino (PFL-RN).

Mera coincidência
O governador Covas, que tem dito que não é candidato à reeleição, deve começar sua campanha ao governo paulista no próximo domingo. Está prevista inauguração de trecho inacabado do metrô de São Paulo.

Por gravidade
Nos cálculos tucanos, o PSDB terá entre 10% e 15% de votos a mais, em 98, se FHC concorrer com o número da legenda, o 45. PFL e PMDB querem impedir isso. Pode ser a diferença para garantir maioria no Congresso.

Em baixa
Iris Rezende (Justiça) está incomodado no governo. Criticado, não sente apoio suficiente.

Os publicitários que foram ao Planalto na terça para avaliação das campanhas do governo se surpreenderam quando Sergio Amaral entrou na sala com Augusto Marzagão (ex-assessor de Itamar, Sarney e Jânio).

Samba de uma nota só
FHC mandou um recado ao PMDB. Diz que o partido precisa resolver em 15 dias se aceita o convite para integrar a aliança eleitoral de 98, com PSDB e PFL. Do contrário, a sigla se incendiará, prevê o presidente.

TIROTEIO
- Covas tem que estar feliz. O sonho de todo homem público sério é ter o Maluf como inimigo.

Próximo Texto: Humor tucano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.