São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luz Vermelha é levado para Taubaté

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O detento João Acácio Pereira da Costa, 55, o "Bandido da Luz Vermellha", foi transferido ontem da Penitenciária do Estado, no Carandiru (zona norte de São Paulo) para o CRP (Centro de Readaptação Penitenciária) de Taubaté.
Luz Vermelha seria solto ontem depois de ter cumprido 30 dos mais de 351 anos a que foi condenado por 88 crimes entre homicídios, estupros e assaltos.
Mas sua libertação foi impedida por uma liminar concedida anteontem pelo segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Amador da Cunha Bueno Neto, em cumprimento ao pedido elaborado pelo Ministério Público, que se baseou em laudos psiquiátricos que não constavam do processo sobre o cumprimento da pena de Luz Vermelha.
"Diversos laudos dão conta da insanidade do sentenciado. Está evidente que a sociedade não pode ficar à mercê de eventuais atos cometidos pelo sentenciado", escreveu o desembargador na liminar.
"Recebi esse documento às 21h35 de ontem (anteontem) e decidi que ele seria removido no dia seguinte para a Casa de Custódia de Taubaté", disse o coordenador do Estabelecimentos Penitenciários de São Paulo, Lourival Gomes.
A notícia de que Luz Vermelha não seria libertado foi dada ontem de manhã por seu irmão, Joaquim Tavares Pereira, e por seu advogado, José Luiz Pereira, que vai recorrer da decisão do TJ-SP.
"Esperamos para informar João Acácio hoje de manhã (ontem) para ele não entrar em estado de choque", disse o advogado.
"Meu irmão me abraçou forte e chorou quando demos a notícia", disse Joaquim.
"João Acácio disse a um funcionário que os 30 anos que passou na prisão não foram tantos como as 24 horas que antecederam sua suposta liberdade", disse Gomes.
Luz Vermelha deixou a Penitenciária do Estado às 11h30 levando, segundo seu irmão, "uma camisa de malha e uma TV quebrada".
"Foi uma decisão injusta. Estava programando passear por Joinville (SC) com meu irmão, cidade que mudou nos últimos 30 anos. Depois ele ia morar comigo em Guaratuba (PR)", disse Joaquim.

Texto Anterior: FHC e Menem selam trégua na disputa de vaga na ONU
Próximo Texto: FHC e Menem selam trégua na disputa de vaga na ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.