São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Condimento provoca um surto de diarréia; Termos anatômicos sofrem modificações; Laboratórios debatem controle de qualidade; Radiologistas fazem o 26º Congresso em SP; Site na Internet ajuda o aleitamento materno; Tratamento da afta é pesquisado na USP; Puberdade precoce aumenta a cada ano

JULIO ABRAMCZYK

Condimento provoca um surto de diarréia
O mais importante registro de um surto diarréico provocado por um condimento foi assinalado há pouco pela OMS. Na Alemanha, cerca de mil casos de diarréia tiveram como causa a páprica (pimenta vermelha em pó) contaminada por salmonela.

Termos anatômicos sofrem modificações
Visando unificar a nomenclatura da anatomia humana em todos os países, a Federação Internacional de Associações de Anatomistas promove de segunda a quinta-feira, em São Paulo, o lançamento oficial da nova terminologia anatômica mundial.

Laboratórios debatem controle de qualidade
O controle de qualidade dos exames de laboratórios médicos é um dos temas programados pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica para o seu 21º Congresso, que será realizado de 9 a 12 de setembro próximo, no MinasCentro, em Belo Horizonte.

Radiologistas fazem o 26º Congresso em SP
Durante o 26º Congresso Brasileiro de Radiologia, serão realizadas as eleições do novo presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia. O evento acontece entre os dias 13 e 16 de novembro no Palácio das Convenções Anhembi, em São Paulo.

Site na Internet ajuda o aleitamento materno
A Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação instalou um site na Internet (http://www.apc.org.br/~ibfanrio), coordenado pelo médico Marcus Renato de Carvalho, da Faculdade de Medicina da UFRJ, com orientações sobre aleitamento materno.

Tratamento da afta é pesquisado na USP
A disciplina de semiologia da Faculdade de Odontologia da USP está aceitando portadores de aftas (úlceras bucais dolorosas e recidivantes) interessados em participar de pesquisa para tratamento do problema. Informações pelo tel. (011) 818-7883.

Puberdade precoce aumenta a cada ano
A puberdade precoce é uma tendência que pôde ser observada nos últimos anos por pediatras norte-americanos e estaria relacionada à iniciação prematura na atividade sexual de adolescentes, assinala o comentário publicado no último número da revista médica "The Lancet".

E-mail: julio@uol.com.br

Texto Anterior: Centro oferece tratamento psicológico
Próximo Texto: Partes do corpo mudam de nome na 5ª
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.