São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

F-1 retorna hoje às origens na Bélgica

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Cada circuito tem uma história. Alguns, têm várias. Poucos, porém, ainda são capazes de continuar produzindo história.
Spa-Francorchamps, na Bélgica, é um desses circuitos. Meio pista, meio estrada, quase sempre com o asfalto meio seco, meio molhado.
Só as condições climáticas já o garantiriam na lista dos mais imprevisíveis do mundo. A instabilidade do tempo na floresta das Ardenas, no sudeste belga, é tamanha, que deixa os boxes ensolarados enquanto chove do outro lado.
Spa, porém, não fica na dependência das nuvens. É a pista preferido de quase todos os pilotos, que defendem o desafio de seu traçado.
Sem falar na Eau Rouge, a mais desejada das curvas da F-1.
Legado de um antigo traçado, em desuso desde 1970, criado nos anos 20 para uma corrida de motocicletas. Um legítimo "road course", concebido a partir de estradas comuns, a idéia mais próxima de um autódromo, num tempo que Grande Prêmio significava largar de uma cidade e receber a bandeirada em outra bem distante.
Até hoje, é possível andar em trechos do circuito percorrendo as rodovias da região. Parte do asfalto utilizado pelos carros da F-1, fora das épocas de corrida, compõe inocentes estradas vicinais.
O governo belga há anos promete encerrar o circuito, torná-lo um autódromo. Para deleite dos aficionados, porém, a promessa ainda não se confirmou.
Todo esse cenário, que abriga hoje o GP da Bélgica, já proporcionou muito espetáculo. E promete ter fôlego para continuar.
Pelo menos foi isso que aconteceu nos últimos anos.
Em 1994, Rubens Barrichello marcou a pole, mesmo contando com um motor cerca de 100 cavalos mais fraco que os demais, graças a sua habilidade na chuva.
No ano seguinte, Michael Schumacher fez uma de suas melhores corridas na F-1, largando em 16º e chegando em primeiro.
No ano passado, venceu de novo. Mas a pole coube ao então novato Jacques Villeneuve, que aprendeu o traçado de modo inusitado: graças a um jogo de computador.

Texto Anterior: Seleção elimina México e está na 2ª fase
Próximo Texto: Pista possui a melhor curva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.