São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como montar a sua oficina

Organização é fundamental

DA REPORTAGEM LOCAL

Pode ser hobby para alguns e necessidade para outros, mas um ponto é inegável: toda casa precisa de manutenção. A melhor -e mais econômica- maneira para fazer pequenos consertos é ter uma oficina caseira.
Organizar o espaço apropriado é uma condição básica. O ideal é reservar o quarto de empregada que não esteja sendo utilizado ou parte da área de serviço para montar a minioficina.
O gerente de informática Paulo Teixeira Araújo, 37, por exemplo, sempre gostou de consertar coisas, mas começou a organizar sua pequena oficina quando trocou o apartamento em que morava por uma casa. "Uso uma parte do quarto de empregada para isso."
Segundo a arquiteta de interiores Layde Tuono, 40, a organização é fundamental para que haja melhor aproveitamento do cômodo. "O importante é setorizar funções, dividindo bem o espaço."
Uma boa dica é a utilização de prateleiras, onde é possível guardar ferramentas, materiais de limpeza e outros utensílios.
Ferramentas
Renê Farah, 34, administrador de imóveis, que tem um espaço reservado em casa para seus consertos, diz que é fundamental ter uma boa variedade de ferramentas para a manutenção do lar.
"Na semana passada, para consertar a máquina de lavar louça, tive de comprar uma chave de fenda especial", diz ele.
Para os iniciantes, a rua Florêncio de Abreu (região central de São Paulo) é parada obrigatória. Ela abriga dezenas de lojas especializadas em ferramentas.
Na Casa das Variedades, por exemplo, encontram-se todos os tipos de utensílios para pequenas reformas. Já a San Siro é conhecida como "paraíso dos parafusos", e a Thomaz Henriques tem serras e furadeiras para amadores.
Outra opção para os adeptos do faça você mesmo é o Peg & Faça, rede de lojas que vende todo o tipo de utensílios para oficinas amadoras ou profissionais.
Arquitetura
Mas uma oficina não "vive" apenas de ferramentas. A arquiteta Marcia Leitão da Cunha, 35, diz que o ambiente deve ser bem iluminado e possuir bancada e pisos resistentes e de fácil manutenção.
Marcia sugere pedras como granito, mármore ou ardósia para a bancada e cerâmica para o piso, todos fáceis de limpar -o que ajuda na organização do local.
Outra opção para a bancada é usar madeira com uma cobertura de lâmina plástica (como fórmica), igualmente prática, mas mais barata do que as de pedra.

Onde encontrar - Casa das Variedades: tel. (011) 229-2722; Irka Materiais de Construção: tel. (011) 703-6344; Layde Tuono, arquiteta, tel. (011) 282-0347; Madeirense: tel. (011) 204-0433; Marcia Leitão da Cunha, arquiteta, tel. (015) 232-7788; Peg & Faça: tel. (011) 822-5999; Thomaz Henriques: tel. (011) 225-8944; San Siro: tel. (011) 229-0828.

Texto Anterior: Centro de conveniência deve atrair público noturno
Próximo Texto: Economize na escolha do material
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.