São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

Verruga pode gerar verruga; veja como acabar com tal 'praga'

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Gostaria de saber como se formam as verrugas. Elas passam de um lugar para outro do corpo? Tinha uma no dedo, que desapareceu. Mas notei que outra apareceu perto da boca. O que devo fazer para acabar com elas?"
resposta Verrugas são provocadas por um vírus conhecido como papilomavírus humano (HPV). Ele é da mesma família do vírus que causa o condiloma.
O HPV invade as células da pele e provoca uma série de alterações locais -que acabam levando ao aparecimento da lesão. A impressão que você tem de que a verruga pode passar para outra parte do corpo é verdadeira.
Se, por exemplo, você coça a sua boca com o dedo que tem uma verruga, você pode estar levando o vírus de um lugar para outro, favorecendo o aparecimento de nova lesão.
É difícil dizer como você "pegou" a primeira verruga. Pode ser do meio ambiente ou, às vezes, até do contato direto com alguém que também tinha uma verruga.
Algumas das lesões desaparecem sozinhas. É provável que o sistema imunológico desempenhe papel importante nesse sumiço. É curioso notar que uma série de simpatias também funciona com as verrugas. Sinal de que o aspecto emocional pode estar envolvido.
Em geral, você tem de procurar um dermatologista para acabar com as verrugas e impedir que passem de um lugar para outro do corpo. Ele pode usar ácidos especiais e cauterização térmica (frio, calor) no tratamento.

Texto Anterior: Sem cantar, Jon Bon Jovi seduz o elenco inteiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.