São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confrontos entre Índia e Paquistão matam nove

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Índia e Paquistão trocaram acusações ontem por incidentes na região de fronteira que deixaram pelo menos nove mortos dos dois lados. Os enfrentamentos começaram na quinta-feira passada.
A Índia acusou os paquistaneses de abrir fogo contra tropas que faziam o patrulhamento de três pontos de fronteiras no extremo norte do país. Uma autoridade do Ministério da Defesa disse que dois soldados e três civis foram mortos na região da Caxemira.
O governo do Paquistão acusou a Índia de lançar um ataque de artilharia que matou quatro pessoas e feriu dezenas.
Um porta-voz do Exército indiano havia colocado em 45 os mortos do lado paquistanês, informação negada pelo governo de Islamabad.
Os dois países mantêm soldados estacionados ao longo da montanhosa divisa. Desde agosto de 1947, quando ambos se tornaram independentes do Reino Unido, já houve duas guerras entre Índia e Paquistão motivadas por disputas fronteiriças.
Com frequência há pequenas trocas de tiros nos 1.200 km de fronteira. Ataques de artilharia são raros. A escalada da violência ocorre antes da terceira rodada de negociações de paz entre diplomatas de alto escalão, marcada para setembro na capital indiana, Nova Déli.

Texto Anterior: Presidente dos sérvios obtém o apoio de TV e rádio
Próximo Texto: Khatami faz 1ª reunião ministerial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.