São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMO A POLÍCIA DEVE AGIR EM...

Confrontos armados
ÚLTIMO RECURSO, o uso da arma de fogo deve ser evitado pela polícia. Hélio Bicudo defende que os revólveres sejam lacrados e que os policiais tenham de explicar aos superiores as razões da utilização das armas. "Podendo prender ou apenas lesionar quem resiste ou afronta, não se justifica o recurso indiscriminado da destruição do contendor", afirma o professor Miguel Reale Jr. José Afonso da Silva afirma que as secretaria estadual orienta a polícia a evitar algumas ações, como perseguições que coloquem a população em risco. Quando há morte de civis, em São Paulo, os policiais são afastados da tropa enquanto o caso é investigado.

Manifestações
CONVERSAR antes do protesto. Polícia e manifestantes devem estabelecer regras para que os atos interfiram o mínimo possível no direito de terceiros. Hermes Cruz defende a utilização apenas de tropas especializadas e acredita que a iniciativa da ação, nesses casos, tem de estar centralizada nas mão de oficiais. "O policial não pode agir isoladamente, mas dentro do conjunto, evitando reações individuais incontroláveis, para que um possível enfrentamento não se transforme em 'briga de rua"', afirma ele. Gomes lembra que a polícia não pode adotar atitudes ostensivas contra o grupo, respeitando o direito à livre manifestação garantido pela Constituição.

Investigações
PROVAS TÉCNICAS devem ser a prioridade da Polícia Civil -responsável pela investigação dos crimes-, segundo todos os debatedores. Os governos têm de investigar no aprimoramento dos institutos de criminalística e numa melhor formação dos investigadores e escrivães. "A polícia não pode usar instrumentos de intimidação e tortura", lembra Hélio Bicudo. Reale Jr. defende a criação de uma rede nacional de informação policial, que forneça informações para todos os Estados. O secretário José Afonso da Silva diz que é preciso tirar os presos das delegacias, para que a Polícia Civil tenha condições de se dedicar à apuração dos delitos.

Texto Anterior: COMO A POLÍCIA DEVE AGIR EM...
Próximo Texto: Policial aprende na escola a respeitar direitos humanos e a mirar o coração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.