São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Surto cresce em Santa Catarina

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

O governo de Santa Catarina está em alerta devido a um surto de sarampo que se alastra pelo Estado. Nos últimos 30 dias, foram registrados 23 casos da doença no Estado, contra 12 ocorridos no mesmo período do ano passado.
O sarampo, que atingiu principalmente adultos, começa a se alastrar também entre crianças com menos de um ano. Na última quinta-feira, um bebê de sete meses morreu em Descanso (oeste do Estado), vítima da doença.
Foi a primeira morte em decorrência de sarampo no Estado desde 1993. A região oeste, a mais pobre do Estado, concentra o maior número de casos, mas há registros de sarampo também na região metropolitana de Florianópolis.
"Nossa preocupação é ocorrerem novos casos entre crianças com menos de nove meses, que é a idade mínima de vacinação. Se isso se confirmar, teremos de mudar o calendário de imunização", disse o secretário estadual de Saúde, Carlos Schoeller.
Segundo ele, as causas do surto estão sendo investigadas pela secretaria. Uma das hipóteses é a doença ter sido trazida de fora do Estado. A secretaria iniciou, na semana passada, um programa de vacinação para quem tenha tido contato com pessoas infectadas ou resida próximo a elas, pois a doença se propaga pelo ar.
"No ano passado, ficamos oito meses sem fornecimento da vacina pelo governo federal, o que prejudicou a imunização em crianças."

Texto Anterior: Campanha de sarampo atingiu meta em SP
Próximo Texto: Encontro finaliza lista com nomes da anatomia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.