São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interventores falam do espaço urbano no Universo Online

Diretor da Casa das Rosas é um dos participantes

GISELLE BEIGUELMAN
DO UNIVERSO ONLINE

Christian Huebler, do grupo Knowbotic Research -sediado em Colônia, na Alemanha- e Andreas Broecklann, da organização holandesa 2, participam hoje, às 19h, do bate-papo com convidado do UOL (http://chatter.
uol.com.br/batepapo).
A conversa contará também com a presença de José Roberto Aguillar, diretor da Casa das Rosas.
Hueber e Broeckmann estão em São Paulo para desenvolver o projeto "Nonlocated Online", que tem como base três cidades: Berlim, Tóquio e São Paulo.
Dividido em diversos subprojetos, o "Nonlocated Online" quer criar novas noções de espaço público, inserindo a experiência do ciberespaço no cotidiano da metrópole.
Espaço urbano
Para o Knowbotic Research, o que caracteriza as cidades contemporâneas é o caráter imprevisível de seu crescimento e a sua desordem.
Por isso, a etapa atual do projeto chama-se "Tendências - Questionando a Urbanidade".
Não acreditar em planejamento urbano faz com que o grupo aponte para uma nova reflexão, onde as cidades aparecem como ambientes híbridos de plataformas físicas e eletrônicas que podem ser trabalhados como campos de experimentação coletiva em ambientes virtuais.
Desse modo, eles pretendem responder às grandes perguntas do projeto: os espaços urbanos podem ser alterados por interferências locais e globais? As características de uma área determinada podem ser modificadas pela sua expansão "dentro" de ambientes eletrônicos?
Assumidamente utópico, o Knowbotic Research está mais preocupado com as possibilidades de interação entre as experiências urbanas e as redes de comunicação do que em lançar propostas efetivas de planejamento urbano.
Trata-se, como dizem os seus organizadores, não de criar uma cidade ideal no ciberespaço, mas um outro tipo de cidade.

Texto Anterior: Viola caipira é homenageada em projeto do Sesc Pompéia
Próximo Texto: Rattle rege orquestra britânica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.