São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corrente de Lula deve vencer

CARLOS EDUARDO ALVES
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Os grupos petistas começam a medir forças hoje com a votação das teses sobre conjuntura e tática, na abertura do 11º Encontro (convenção) Nacional do partido.
A votação é importante porque o documento aprovado é que orientará a ação da legenda no próximo período eleitoral.
A tese que deve ser aprovada é da corrente "Articulação, Unidade na Luta", de Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu. O grupo deve ter entre 40% e 44% dos 553 delegados. Individualmente, é a maior força da convenção.
A tese da "Articulação" estabelece, entre outros pontos, que o PT deve alargar suas alianças eleitorais abrindo espaço para setores de centro e centro-esquerda nos palanques que serão armados em 98.
Ao todo, dez teses foram inscritas. É possível que ocorra a retirada de algumas para que ocorra a polarização entre os setores de "esquerda" e de "centro" e "direita" do espectro petista.
As duas últimas alas atuam unitariamente. Uma tese polêmica da tendência de Lula e Dirceu que, na prática, atinge grupos com vinculações internacionais será questionada pelos setores radicais.

Texto Anterior: Tarso Genro descarta participar de prévia
Próximo Texto: Cúpula negocia solução para o caso Cpem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.