São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cetesb teme desinformação sobre placas

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Técnicos da secretaria estadual do Meio Ambiente responsáveis pelo rodízio de veículos temem que a decisão de prolongar a operação no mês de setembro, anunciada oficialmente anteontem, confunda os motoristas.
O problema é que a partir de segunda-feira a ordem das placas que ficam proibidas de rodar muda novamente -o chamado rodízio do rodízio.
"Creio que muitos paulistanos ainda não sabem da mudança porque as pessoas não estavam preparadas para cumprir o rodízio em setembro", afirmou ontem um dos técnicos responsáveis pela operação. Segundo ele, há até a possibilidade de a fiscalização ser "relaxada" na segunda-feira.
"Nem nós estávamos esperando que o rodízio fosse continuar. Mas como o El Niño (fenômeno atmosférico que alterou o clima no país) não nos deixa prever o tempo para um futuro próximo, resolvemos prolongar a operação", afirmou o técnico.
Na primeira semana de agosto, quando foi implantado pela primeira vez o rodízio do rodízio, o número de autuações teve uma pequena queda em relação à semana anterior.
"A ordem da diretoria era para multar menos no primeiro dia de rodízio de agosto", disse um outro técnico da Cetesb (agência ambiental que coordena o rodízio) que também não quis se identificar, por temer retaliações da direção da estatal.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, nega que haverá uma redução das multas na segunda-feira e diz que há tempo suficiente para informar a população sobre a mudança. "As pessoas já estão acostumadas com o rodízio do rodízio", afirmou.
Segundo o gerente de qualidade ambiental da Cetesb, Cláudio Alonso, a estatal vai intensificar hoje e no final de semana a panfletagem com informações sobre o rodízio.
Serão distribuídos no total 700 mil folhetos, sendo cerca de 200 mil nos pedágios, durante o final de semana. A panfletagem será feita por cerca de 600 funcionários.
O Disque Rodízio (0800 113560), telefone que tira as dúvidas sobre a operação, vai funcionar em caráter extraordinário durante o final de semana.
Nova ordem
Na segunda-feira ficarão proibidos de rodar os carros com final de placa 7 e 8. Na terça, os de final 9 e 0. Na quarta, 1 e 2. Na quinta, 3 e 4. Na sexta, os de final 5 e 6.

Texto Anterior: Empresa vai distribuir camisinhas em jogos; Einstein da curso de prevenção à Aids; Combate ao fumo tem corrida em SP; STJ obriga Estado a indenizar aidético; Granada explode e mata dois no Rio
Próximo Texto: Central noticia rodoanel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.