São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxa de desemprego cai 1,97% em julho, diz pesquisa do IBGE

Queda se deve ao aquecimento da economia no 2º semestre

CLAUDIA GONÇALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A taxa de desemprego no mês de julho passado caiu 1,97% em relação a junho, segundo dados da PME (Pesquisa Mensal de Emprego) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Enquanto em junho o desemprego atingia 6,09% da PEA (População Economicamente Ativa) das seis regiões pesquisadas, em julho o índice ficou em 5,97% -taxa próxima à da média dos sete primeiros meses de 97 (5,82%).
Com relação a julho de 96, o desemprego cresceu 7%, passando de 5,58% para 5,97% da PEA.
Os dados da pesquisa mostram que esse aquecimento, ainda que modesto, já começa a ser sentido, pois a queda na taxa de desemprego se deveu principalmente ao aumento de 0,3% (ou 55.198 pessoas) dos ocupados e à redução de 1,5% (ou 16.205 pessoas) no número de desocupados.
O setor que mais absorveu mão-de-obra, tanto na comparação mensal quanto na anual, foi o de serviços -com acréscimos de 0,96% e 2,64%, respectivamente.
O rendimento real médio dos ocupados caiu 0,68% de maio para junho passados, mas teve variação positiva (1,22%) na comparação entre junho de 96 e junho de 97.

Texto Anterior: Multa de 40% irá para a conta do FGTS
Próximo Texto: Bancários divulgam balanço "anti-social" dos bancos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.