São Paulo, sábado, 30 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan autoriza tropas na Bósnia a usar força contra 'provocações'

Tropa é alvo de revolta de nacionalistas sérvios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Otan autorizou o uso da força por suas tropas presentes na Bósnia contra meios de comunicação que incitem a violência contra os soldados da organização.
Anteontem, em Brcko (norte do país), soldados da aliança militar ocidental estacionados na delegacia policial da cidade foram feridos quando a população investiu contra eles com pedras e paus. Dois norte-americanos foram feridos.
A Força de Estabilização, presente na Bósnia para garantir a implementação do acordo de Dayton (que pôs fim à guerra civil na região), não tinha autorização para atacar alvos não-militares.
Conflito sérvio
A Bósnia, palco do conflito que opôs croatas, muçulmanos e sérvios entre 1992 e 1995, agora assiste ao aprofundamento das rivalidades entre os sérvios. Nacionalistas radicais, liderados por Radovan Karadzic (acusado de crimes de guerra), vêm enfrentando os partidários da presidente da República Srpska (porção sérvia da Bósnia), Biljana Plavsic, que é apoiada pelo Ocidente.
Entre a noite de quinta e a tarde de ontem, três bombas explodiram no país. Duas delas, que não causaram feridos, danificaram a sede de uma rádio independente e um escritório do Partido Socialista, em Doboj (norte).
Em outra explosão, uma pessoa foi morta em Banja Luka, o quartel-general das forças de Plavsic. A autoria do atentado é incerta.
As potências ocidentais condenaram o ataque de Brcko e acusaram Karadzic pelo incidente. TV e rádios controladas por nacionalistas incitaram a população contra as autoridades internacionais.

Texto Anterior: Vaticano abandona regras da Inquisição
Próximo Texto: Reino Unido pressiona Indonésia sobre Timor; Saída de tripulantes da Mir ao espaço é adiada; EUA querem lei para recolher produtos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.