São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha mantém liderança no mercado

DA REPORTAGEM LOCAL

A circulação paga da Folha aos domingos em todo o país superou a do "O Estado de S.Paulo" em 78,3% no mês de julho deste ano, de acordo com dados do IVC (Instituto Verificador de Circulação).
A vantagem da Folha sobre o seu concorrente local é de 39% na circulação paga aos domingos na Grande São Paulo. Na média geral dos sete dias da semana, é de 38%. A circulação efetivamente paga é a soma das assinaturas com as vendas nas bancas.
Flávio Pestana, 34, diretor-executivo de Marketing e Circulação da Empresa Folha da Manhã, que edita a Folha, diz que a ampla liderança da circulação do jornal tem como base um número de assinantes 37% maior do que o do concorrente.
Para Pestana, a vantagem da Folha se acentua aos domingos porque o jornal tem três fatores fundamentais para o sucesso das vendas em bancas nas grandes metrópoles.
Esses fatores são: produto mais completo, com cadernos para uma grande variedade de interesses e uma revista, mais anúncios classificados do que o concorrente e promoções inovadoras.
Classificados
A Folha tem uma vantagem de 32% sobre o "O Estado de S.Paulo" na soma de todos os anúncios classificados publicados aos domingos no mês de julho deste ano: 56.621 contra 42.958.
Pestana diz que a publicação de um produto melhor é o principal fator responsável pela ampla vantagem da Folha sobre o concorrente local em todos os mercados: nacional e Grande São Paulo aos domingos, dias úteis e na média geral.
"Desde 1991, temos investido pesado na nossa edição dominical, sempre com a preocupação de agregar produtos e serviços, contemplando a maior variedade de público", diz.
O diretor-executivo destaca também o papel alavancador da circulação exercido pelas promoções, um fenômeno forte na Europa desde meados da década passada e há três anos e meio no Brasil.
"Procuramos sempre fazer promoções inteligentes e inovadoras. Por exemplo, fomos os primeiros a lançar fascículos no jornal e os primeiros a lançar uma videoteca", declara.
Pestana diz que as promoções buscam atrair para o jornal um público de alto nível cultural semelhante ao perfil das pessoas que já são assinantes da Folha.
"O foco é cativar o público que está atrás de informação, cultura, entretenimento e serviços, desde o adolescente que quer comprar uma moto até o catedrático da USP que quer ler um artigo de um grande pensador no caderno Mais!."
Segundo os números do IVC para julho, a Folha também lidera a circulação paga total na média dos sete dias da semana com 553,6 mil exemplares contra 400,1 mil do "O Estado de S.Paulo". "O Globo" está em terceiro lugar com 374,7 mil e "O Dia", em quarto, com 371,3 mil.

Texto Anterior: Lei judaica impede a exumação do corpo
Próximo Texto: Tocantins tem 44 desapropriações sob suspeita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.