São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Próxima Videoteca é "Louca Obsessão"

Kathy Bates ganhou Oscar pelo filme, em 1990

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

O best seller "Angústia", de Stephen King, é a base de "Louca Obsessão" -filme da Videoteca Folha que circula com o jornal no próximo domingo.
Paul Sheldon (James Caan) é um escritor aprisionado profissionalmente pelo êxito editorial da personagem Misery, que lhe deu fama e dinheiro por vários anos.
Cansado de se repetir em livros sucessivos, Sheldon decide pôr fim à série de aventuras da célebre heroína e vai ao encontro de sua editora (Lauren Bacall), sem imaginar que a excessiva popularidade de sua obra acabará o levando ao confinamento físico, depois que seu carro capota em uma nevasca.
O escritor é socorrido por uma admiradora, Annie Wilkes (Kathy Bates), ex-enfermeira que se define como "fã número um" de Sheldon.
Após o acidente de carro, Wilkes cuida do enfermo com especial cuidado, até que lê o mais recente trabalho de Sheldon, em que Misery morre.
Batalha
A batalha que se trava então é física (Sheldon está impossibilitado de andar, trancado em um quarto sem telefone e à mercê dos medicamentos que lhe são dados) e psicológica (Wilkes, mulher solitária de passado obscuro, prende o escritor por medo de perder de vista o criador de Misery, motivação máxima de sua vida).
Apesar de Sheldon aceitar modificar o destino da heroína, para se livrar de Wilkes, a aparente solução encerra um novo e irreversível problema: com o final da obra, a ex-enfermeira (que se julga eleita por Deus para "dignificar" os escritos de Sheldon) considera terminada sua tarefa na Terra e, em seus planos de suicídio, inclui o assassinato do escritor.
Mais que o clima de pesadelo que se instala -e da ironia da trama, que faz de Sheldon vítima da própria criação-, a guerra de nervos garante credibilidade à história graças à atuação ambígua de Bates que, não por acaso, levou, pelo papel, o Oscar e o Globo de Ouro de melhor atriz em 1990.

Filme: Louca Obsessão
Produção: EUA, 1990
Direção: Rob Reiner
Com: James Caan, Kathy Bates, Lauren Bacall

Texto Anterior: Parlamentaristas lançam frente dia 3
Próximo Texto: Biblioteca traz "Marília de Dirceu", de Tomás Gonzaga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.