São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toxina remove marcas na testa

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma técnica que está ganhando muitos adeptos no Brasil é a aplicação da toxina botulínica (Botox) para a remoção das rugas de expressão que se formam na testa.
O mecanismo de ação da toxina é completamente distinto do funcionamento das substâncias utilizadas para a remoção dos sulcos.
Essas substâncias (ácido hialurônico, arte-coll, colágeno e microgotas de silicone) têm um efeito mecânico (preenchem o volume local) e produzem uma reação inflamatória que leva à maior produção de fibras de proteína (colágeno e elastina).
A toxina produz um relaxamento dos músculos que existem embaixo da pele. Essa musculatura, quando contraída, acaba tensionando a pele e levando ao aparecimento das rugas de expressão.
O Botox é um produto derivado de uma bactéria (obtido por técnicas de engenharia genética). Ele é "purificado" e pode ser injetado na pele, sem efeitos colaterais.
A aplicação é feita com o auxílio de uma pequena agulha. O resultado aparece em até três dias e pode se manter por seis meses. Depois disso, uma nova aplicação deve ser feita. O Botox também tem sido usado com frequência para eliminar rugas próximas aos lábios e "pés-de-galinha". O custo de cada aplicação é de cerca de R$ 650.
Além da pele, a toxina tem aplicações na recuperação de pacientes que tiveram derrame, piscadas involuntários (blefaroespasmo) e contrações musculares abruptas (distonias).
(JB)

Texto Anterior: Saiba mais sobre as rugas
Próximo Texto: Médico recomenda hidratantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.