São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Safra de milho pode cair em 98

MAURÍCIO ESPOSITO; MAURO ARBEX
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil poderá ter de aumentar a importação milho em 1998 caso se confirme a queda na produção prevista por produtores agrícolas.
A baixa no preço do milho neste ano deve levar o agricultor a reduzir a área plantada com a lavoura, que será substituída principalmente pela soja.
"No Paraná, cujo plantio é mais cedo, as estimativas são de queda de 16% na produção de milho", afirma Dejandir Dalpasquale, presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
O Paraná, segundo ele, é responsável por quase de 20% da produção nacional de milho.
"Estamos preocupados. Só a redução na produção paranaense pode diminuir a oferta em cerca de 1 milhão de toneladas", diz. Conforme dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), órgão do governo, neste ano a importação total de milho deve ficar próxima a 350 mil toneladas.
A queda na produção de milho pode trazer problemas aos criadores de aves e suínos, que têm o produto como principal insumo, diz Luiz Hafers, presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira).
Um sintoma de que o agricultor deve reduzir a área plantada com milho é a menor procura por sementes melhoradas.
Segundo o secretário-executivo da APPS (Associação Paulista dos Produtores de Sementes), as primeiras estimativas são de queda de 13% na venda de sementes de milho no país.
(MA e ME)

Texto Anterior: Importação de grãos cresce 180% na década
Próximo Texto: Soja ganha mais espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.