São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A aula que é uma "barra"

POR ANGÉLICA BANHARA

ANGÉLICA BANHARA
BARCLASS TRABALHA FORÇA, RESISTÊNCIA E EQUILÍBRIO

Uma aula de ginástica localizada onde o acessório principal é o bastão e muitos exercícios lembram adaptações de movimentos de balé -essa é a proposta da professora de educação física Marynês Pereira. O nome da nova aula é "barclass" (aula com barra).
Usar bastão em aulas de ginástica não é novidade. O diferente é usá-lo o tempo todo e com carga: eles pesam de 3 kg a 5 kg e substituem pesos e caneleiras.
A grande vantagem em trabalhar força e resistência da musculatura de braços, pernas e até abdômen com o bastão é manter uma postura melhor e atingir maior equilíbrio.
Nos exercícios para pernas, por exemplo, o bastão serve de suporte (uma ponta apoiada no chão e a outra, na mão). Para se equilibrar ao levantar as pernas alternadamente é fundamental -como no balé- manter as costas retas, o abdômen contraído e o quadril encaixado.
Outra semelhança com esse tipo de dança é que os pés saem do chão com as pontas esticadas. As pernas, também esticadas, têm joelhos e calcanhares voltados "para fora".
A aula criada por Marynês -que é autora do livro "Academia: Estrutura Técnica e Administração" (editora Sprint, Rio de Janeiro)- entusiasmou o professor de educação física Vinícius Bandechi Lorosso a implantar o estilo na academia Galpão 35 (rua Bacaetava, 35, Morumbi, tel: 531-6613), onde a modalidade já faz parte da programação.

Texto Anterior: O mar está para peixe
Próximo Texto: Sem pinta de parede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.