São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Favorito do VMA usa receita simples

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
EDITOR DO TV FOLHA

Nesta quinta-feira, às 21h, a MTV transmite direto de Nova York o "Video Music Awards", a premiação dos melhores videoclipes exibidos pela emissora nos quatro cantos do planeta nesse último ano.
Os clipes concorrem em 17 categorias e, para entregá-los, estarão presentes no Radio City Music Hall personalidades como Will Smith, Kevin Bacon, Neve Campbell, Cindy Crawford e Janet Jackson. Entre um prêmio e outro, estão programados shows de Jewel, U2, Spice Girls e Prodigy -esse último direto de Londres, via satélite.
"Virtual Insanity", da banda inglesa Jamiroquai, é o grande favorito. Concorre em dez categorias, incluindo melhor do ano, clipe inovador, efeitos especiais e coreografia.
A primeira reação de quem vê o clipe é invariavelmente a mesma. Todos se perguntam: "Como é que fizeram isso?". Ninguém imagina como é que Jason Kay, o vocalista da banda, consegue dançar naquela sala enquanto sofás e paredes se movem.
Segundo Jonathan Glazer, o diretor do clipe, a resposta é simples. Ele diz que não foi usado nenhum efeito especial mirabolante. "O que nós fizemos foi colocar todo o set -as paredes, o teto e o fundo- sobre rodinhas. A câmera foi fixada a uma das paredes e é isso tudo que se move. O chão fica estático o tempo todo", afirma.
Apenas em alguns momentos os móveis, que também têm rodinhas, são puxados por fios de náilon.
Se você achou o clipe vertiginoso, saiba que não foi o único. O próprio Jason Kay, que teve de ensaiar exaustivamente a coreografia para sincronizá-la com o movimento das paredes e dos móveis, também ficou confuso. "Aquilo me deixava meio tonto", disse à revista norte-americana "Entertainment Weekly".

VIDEO MUSIC AWARDS, entrega dos prêmios aos melhores clipes do último ano. Dia 4, às 21h, na MTV

Texto Anterior: 'Expresso Brasil' chega à Cultura
Próximo Texto: Onde está o resto de mim?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.