São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Duelo de picapes leves é equilibrado

HENRIQUE SKUJIS
MARCELO TADEU LIA

HENRIQUE SKUJIS; MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ford Courier 1.4 16V oferece maior conforto e capacidade de carga; Chevrolet Corsa GL 1.6, melhor desempenho

O embate entre as duas mais novas picapes leves do mercado brasileiro -a Ford Courier CLX 1.4 16V (preços a partir de R$ 14,98 mil) e a Chevrolet Corsa GL 1.6 (R$ 14,29 mil)- foi marcado pelo equilíbrio de forças.
A picape Chevrolet leva vantagem no estilo, no desempenho e na agilidade. Já a Courier, que é derivada do Fiesta, contra-ataca em dirigibilidade, conforto, capacidade de carga e espaço na cabine.
No consumo de combustível, houve equilíbrio, com vantagem para a Courier. A picape Ford gastou menos na cidade (10,9 km/l, contra 9,8 km/l). A Corsa, na estrada (14,7 km/l, contra 14,2 km/l).
Teste
No teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, a picape Chevrolet se mostrou superior à rival nas acelerações.
Enquanto a Corsa, com 92 cavalos, precisou de 11,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h, a Courier, com 88,8 cavalos, usou 12,9 segundos. Da imobilidade aos 149 Km/h, a Chevrolet Corsa gastou 27 segundos, contra 34,8 segundos da Ford.
A Corsa também se revelou mais elástica no trânsito, principalmente por seu motor oferecer a maior faixa de torque (força) em baixas rotações. Na prática, isso resulta em saídas mais rápidas.
Em retomadas -quando se avalia a força do motor recuperar a velocidade-, a Corsa obteve as melhores marcas em velocidades mais baixas, justamente ao contrário da rival.
No quesito dirigibilidade, a picape Ford, graças ao excelente conjunto motor/câmbio, bate a Corsa.
O motor da picape Ford é mais obediente -responde de forma imediata e homogênea. O câmbio, de engates justos e bem escalonados, e o volante, de ótima empunhadura, completam a satisfação de dirigir a Courier.
Nas curvas, as duas picapes se mostraram estáveis. No entanto faltou firmeza para a Corsa em frenagens mais exigentes.
Apesar de ter freado em um espaço menor do que o da Courier, a Corsa quase rodou na pista para ir dos 100 km/h à imobilidade.

LEIA MAIS sobre as picapes Corsa e Courier na pág. 6-2

Próximo Texto: Duelo de picapes leves é equilibrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.