São Paulo, segunda-feira, 1 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gugelmin 'desencalha' e adia a decisão

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A VANCOUVER

O brasileiro Mauricio Gugelmin conseguiu ontem sua primeira vitória na Indy, em Vancouver, e adiou por uma semana a decisão do título da temporada.
O líder do campeonato, o italiano Alessandro Zanardi, terminou na quarta posição, uma atrás de Gil de Ferran, e não conseguiu os pontos necessários para garantir o título na prova canadense.
Pódio
A vitória de Gugelmin foi a primeira de um piloto brasileiro neste ano. Ele não vencia uma prova desde 87, quando corria pela equipe Ralt na F-3.000.
"Não sei como descrever o que sentia nas últimas voltas. Esta vitória é muito importante para mim. Estou me sentindo 40 quilos mais leve", disse Gugelmin.
"Quero dedicá-la à minha equipe, que fez um excelente trabalho. Durante toda a corrida, sabia que tinha carro para vencer."
Em segundo lugar, chegou o norte-americano Jimmy Vasser, companheiro de Zanardi na equipe Ganassi.
Liderança
Com o resultado, a diferença de pontuação entre Zanardi e Ferran caiu de 39 para 37 pontos.
A próxima etapa do campeonato acontece domingo, em Laguna Seca. Caso vença a prova, Zanardi assegura o título, independentemente do resultado do brasileiro.
Se Zanardi já era foco das atenções antes da corrida, o interesse pelo desempenho do italiano aumentou durante a corrida.
Largando na pole position, Zanardi caiu para a 23ª posição após errar uma freada e acabar em uma área de escape.
Ao retornar à pista, o italiano começou a buscar seus adversários, ultrapassando-os em manobras muitas vezes arriscadas.
A tática de Zanardi deu resultado. Na 65ª volta, ele já era o terceiro. Um novo erro no mesmo ponto da pista, porém, o jogou de volta para a décima posição.
Acidente
Ao voltar à pista, tentando descontar uma volta do líder Bryan Herta, Zanardi o jogou contra uma barreira de pneus.
O acidente abriu caminho para Gugelmin, então segundo colocado, assumir a liderança.
"Estávamos perto desta vitória há muito tempo. Em Detroit, liderei até a última volta, mas parei sem combustível. Isso dá um gostinho especial à vitória", afirmou Gugelmin após a corrida.
Assim que deixou o carro, irritado, Zanardi declarou que não pilotou de uma maneira agressiva. "Do meu ponto de vista, fiz uma prova conservadora", disse.
"Cometi dois erros no mesmo ponto da pista e sei que isso deixou a decisão para a próxima corrida. Agora, não há o que fazer além de esperar a prova de Laguna Seca."
Entre os brasileiros, apenas Christian Fittipaldi e Gualter Salles não cruzaram a chegada.
Christian rodou na pista na última volta, após um toque em André Ribeiro, mas mesmo assim terminou em nono lugar.
Raul Boesel foi o sexto, Ribeiro, o décimo, e Roberto Moreno, o 15º colocado.

Texto Anterior: Morte de Diana adia rodada no Reino Unido; Porto segue líder após bater o Belenenses; Kaiserslautern se torna sensação na Alemanha; Honduras confirma ida à Copa Ouro em 98
Próximo Texto: Kanaan é 2º e assume a ponta na Lights
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.