São Paulo, segunda-feira, 1 de setembro de 1997
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Shopping virtual faz vendas pela rede

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em breve, ir a um shopping center sem sair de casa vai se tornar uma realidade.
O Shopping Ibirapuera deve lançar até o final de setembro seu novo endereço na Internet, que permitirá que 540 das 600 lojas que abriga vendam seus produtos diretamente ao consumidor pela rede.
"Vai ser o maior site de compras do Brasil", diz Maria Elisabeth Mantovani, diretora de marketing do shopping.
"Todas as lojas do shopping, exceto os restaurantes e redes de fast food, estarão oferecendo seus produtos pelo Ibirapuera On Line."
O projeto vai oferecer de início pelo menos 25 mil itens (50 mil até dezembro), variando dos últimos lançamentos da moda até produtos eletrônicos nacionais e importados, bijuterias, produtos alimentícios, jóias, tabacaria, brinquedos e artigos para escritório.
Reserva de lugares
Além desses produtos, o internauta poderá reservar lugares em restaurantes, encomendar flores e poderá acessar uma revista virtual, que vai falar dos eventos realizados no shopping.
Contará com dicas de cosmética, gastronomia, programação de cinema -com trailers dos filmes em cartaz- e reportagens.
O projeto está sendo desenvolvido pela Weeb Virtual Shopping, que, segundo seu diretor Manoel Sandzer, já investiu US$ 1,4 milhão em pessoal e equipamentos para sua viabilização.
A Weeb vai montar um quiosque no shopping que, além de servir de central operacional, vai oferecer acesso à Internet aos visitantes.
O site utilizará um banco de dados para proteger os dados sigilosos de quem compra, como número de cartão de crédito.
Sistema de entregas
O procedimento de compra é o mesmo utilizado em qualquer site de compras na Internet.
O cliente passeia pelas páginas do site e vai clicando nos artigos que lhe interessam.
No final, passa em um "caixa" e paga o valor total, digitando o número de seu cartão de crédito.
Na ponta do lojista, a única preocupação a mais será a implantação de um sistema de entregas para os que ainda não possuem.
Uma central operacional da Weeb, localizada em um quiosque dentro do shopping, ficará encarregada de repassar diariamente às lojas a listagem das vendas on line concretizadas.
"Isso poderá ser feito por e-mail, fax ou mesmo no papel", diz Sandzer. "Ou seja, o lojista nem precisa ter computador."
Para muitos, a comercialização de produtos pela Internet pode representar a morte dos shoppings, mas não para o pessoal do Shopping Ibirapuera.
"Pode ser que isso aconteça, mas dentro de um prazo muito longo. Hoje acreditamos que a Internet deverá aumentar o faturamento das lojas, principalmente por meio de vendas para clientes fora da capital", diz Elisabeth.
"O fato é que o comércio on line hoje é uma realidade, e os shopping centers não podem ficar alheios a ele."

Onde saber mais - Ibirapuera On Line:
www.ibirapuera.com.br
Weeb: tel. (011) 3043-7483,
www.weeb.com.br

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