São Paulo, segunda-feira, 1 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Plavsic culpa iugoslavos por distúrbio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A presidente da região sérvia da Bósnia, Biljana Plavsic, acusou agentes iugoslavos de participar de tumultos contra tropas da Otan na cidade de Brcko na quinta-feira.
Ela fez as declarações ontem, depois de reunir-se com o diplomata norte-americano Robert Farrand, responsável ocidental em Brcko.
Segundo Plavsic, "criminosos" foram transportados de ônibus da Iugoslávia (composta por Sérvia e Montenegro) para participar dos tumultos nos quais dois soldados norte-americanos ficaram feridos. Ela não identificou as pessoas que considera responsáveis.
Farrand disse também acreditar que pessoas de fora da cidade participaram dos distúrbios, mas não mencionou sua procedência.
"Estamos absolutamente certos que quem organizou isso era de fora de Brcko. Quando falo de estrangeiros, não falo apenas de pessoas de fora de Brcko, falo de fora da Bósnia, de outro país."
Questionado se referia-se à Iugoslávia, Farrand afirmou: "Tire suas próprias conclusões".
Os distúrbios de quinta-feira fazem parte do conflito pelo poder entre os sérvios da Bósnia, que opõe Plavsic ao ex-presidente Radovan Karadzic, representante da linha dura sérvia no conflito nos Bálcãs. A presidente tem apoio dos países ocidentais, que querem julgar Karadzic por crimes de guerra. Farrand reiterou esse apoio, ao afirmar que só vai colaborar com funcionários indicados por ela.
Os países ocidentais pressionam o presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic, para apoiar Plavsic. Até agora, ele vem se recusando.
Os distúrbios de quinta começaram pela manhã, quando soldados da Sfor (Força de Estabilização da aliança ocidental) tentaram colocar a delegacia de Brcko sob controle de partidários de Plavsic. Em represália, centenas de pessoas atacaram os soldados, com coquetéis Molotov, pedras e cassetetes.
O destino da cidade de Brcko ficou em aberto no acordo de Dayton, assinado em 1995. A cidade é um gargalo entre as duas partes da república sérvia da Bósnia.

Próximo Texto: Líder islâmico vai pedir fim de massacres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.