São Paulo, terça-feira, 2 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tolerância tende a diminuir com o tempo

DA REPORTAGEM LOCAL

O coordenador-executivo do Conama, Fernando Luís da Fonseca, diz que a ocorrência de situações contraditórias -como a liberação de um carro que emite grande concentração de poluentes- é inerente à implantação do IM em sua fase inicial.
"Vamos ter de conviver com isso por algum tempo, talvez por alguns anos, até que a frota antiga seja substituída por carros novos, com equipamentos antipoluição."
Segundo ele, a legislação não poderia agir retroativamente, impedindo que os carros velhos e poluidores circulassem na cidade.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, autor da lei federal que instituiu o programa de controle de emissões para carros novos, impedir que os carros velhos circulem porque emitem mais poluentes seria uma forma de "exclusão social" e teria um "efeito perverso sobre a população de baixa renda".
"O IM é uma medida importante, que deve ser adotada junto com uma política de substituição gradativa da frota", afirma.
Feldmann é contra o teste feito pela prefeitura e quer que ele seja feito pelo governo do Estado.
Programa semelhante ao IM é adotado em países da Europa há muitos anos. Na Bélgica, desde 1933. Na Alemanha, há 40 anos.
O presidente do consórcio Controlar, Ivan Pio de Azevedo, explica que a tabela com os valores máximos de emissão para carros velhos é mais flexível porque esses veículos foram fabricados com uma tecnologia antiga.
"O IM quer pegar os carros desregulados e não os veículos que, apesar de emitir grande concentração de poluentes, estejam dentro dos padrões para o ano de fabricação", disse.
Ele ressalta a importância do IM como uma medida de caráter preventivo. "As pessoas têm de se acostumar a fazer a manutenção constante dos carros e não apenas a corretiva", disse Azevedo.
"Com o passar do tempo, a tolerância com a emissão de poluentes, mesmo dos carros novos, tende a diminuir."

Texto Anterior: Como será feita a inspeção
Próximo Texto: Inspeção começa em outubro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.