São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Medo federal; Faxina completa; Mídia garantida; Amarrar primeiro; Turma do palácio; Deixa que eu chuto; Lágrimas de crocodilo; Efeito Giannotti; Aposta na divisão; Fugindo do papa; Agrado à base; Pouco caso; A conferir; Reivindicação antiga; Retoque na maquiagem

Medo federal
Já começa a causar preocupação no Planalto o projeto que dá poder de CPI à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O governo acha que pode trazer inconveniências durante a campanha eleitoral de 98.

Faxina completa
Carlos Apolinário (PMDB) apresentará emenda ao projeto que amplia os poderes de investigação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. "Devemos também investigar o corruptor, que é tão ou mais pernicioso que o deputado corrupto."

Mídia garantida
O Planalto deve repetir, com intervalos de 20 a 30 dias, as coletivas de FHC no Planalto.

Amarrar primeiro
Os governistas do PMDB recuaram da idéia de fazer uma reunião na próxima terça em Brasília para dar apoio formal a FHC. Mapearam todo o país e elegeram lideranças nos Estados para contatos informais.

Turma do planalto
O grupo peemedebista encarregado de mapear o apoi a FHC é formado por Michel Temer, Gedel Lima, Eliseu Padilha, Jáder Barbalho e Iris Resende

Deixa que eu chuto
"Já que é para chutar, minha observação pessoal aponta o Real como responsável pelo aumento da venda de perucas. Os carecas estão se cuidando mais. E também as pessoas estão retirando mais unhas encravadas", diz Sérgio Carneiro (PDT-BA).

Lágrimas de crocodilo
Por ocasião da ida de Maluf ontem a Brasília, deputados do PT e do PSDB lamentavam o fato de o "Frangogate" estar infernizando a vida do ex-prefeito de São Paulo. Diziam que a situação do pepebista é "muito penosa".

Efeito Giannotti
Ivan Valente (PT-SP) pediu a convocação do ministro Paulo Renato para depoimento conjunto às comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia da Câmara. "Este governo abriu mão do conceito de universidade."

Aposta na divisão
O Planalto está atrás de uma cópia em vídeo do discurso de Lula no Encontro Nacional. Quer munição para 98, principalmente sobre o ataque de Lula às tendências do PT. "Enviarei ao presidente", diz José Dirceu.

Fugindo do papa
Caso o projeto sobre aborto legal vá ao plenário da Câmara, o deputado Eduardo Jorge (PT-SP) pedirá a Michel Temer (PMDB-SP) que só o coloque em pauta em novembro. Quer evitar que a presença de João Paulo 2º no país influencie a discussão.

Agrado à base
O Planalto está dando os retoques finais em um projeto para desburocratizar a criação de microempresas. O pacote já deveria ter saído, mas ainda sofre restrições da Receita Federal.

Pouco caso
Respondendo a uma provocação do senador Roberto Requião (PMDB-PR), ACM fez questão de mostrar que não foi à cerimônia de filiação do governador Jaime Lerner ao PFL, realizada ontem, no Paraná. "Você viu que eu não fui lá?", disse.

A conferir
Para apressar a aprovação do FEF no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) sugeriu ontem a FHC a ampliação do número de municípios atendidos pelo Comunidade Solidária, a partir de 98. O presidente topou.

Reivindicação antiga
A Assembléia aprovou ontem projeto de Covas que dá posse de terra às comunidades remanescentes dos antigos quilombos. Em São Paulo, a maior concentração está no Vale do Ribeira.

Retoque na maquiagem
Para o governador capixaba, Vitor Buaiz, o Encontro Nacional do PT pode ter aparado arestas, mas não conseguiu amenizar os problemas internos do partido. "Melhorou a imagem, mas, do ponto de vista de estrutura política, é a mesma coisa."

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do padre Fernando Altemeyer, da Arquidiocese de São Paulo, sobre a crítica de um setor dos carismáticos (conservadores da Igreja Católica) contra o fato de um recente encontro de CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) ter contado com a presença de uma mãe-de-santo:
- Se não gostam que um pastor paranóico chute Nossa Senhora, também não devem chutar as mães-de-santo.

Próximo Texto: Folhetim brasiliense
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.