São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vergara expõe monotipias no MAM

BRUNA MONTEIRO DE BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O artista plástico Carlos Vergara inaugura hoje a exposição "Monotipias do Pantanal e Pinturas Recentes", com 18 obras inéditas.
Há dois anos, Vergara foi convidado pelo Instituto Goethe a refazer, ao lado de mais quatro artistas, a expedição do Barão de Langsdorff pelo interior do Brasil.
Nessa aventura, descobriu o Pantanal e prometeu a si mesmo voltar com mais tempo. E voltou.
"Queria guardar uma lembrança a mais que as fotografias", conta o artista, em entrevista à Folha. "O ambiente é tão estupendo que gravei nos olhos, na máquina fotográfica, na memória e nos panos."
Monotipos são estampas únicas que são obtidas pintando a imagem em uma placa e, sobre esta, comprimindo o papel.
Vergara se muniu de telas e pigmentos, como óxido de ferro, e fez duas viagens à fazenda Caiman, no Mato Grosso do Sul. Com uma técnica de impressão, utilizou recursos da natureza e produziu peças únicas.
"Usei elementos que eram graficamente interessantes; que, isolados da situação, tivessem vida própria", conta. "Desde pegadas de animais até animais mortos e um esqueleto de sucuri."
Além das monotipias, a exposição apresenta também nove pinturas inéditas, de 1996 e 1997, produzidas no estúdio do artista.
Por meio de pesquisas que vem desenvolvendo em Minas Gerais, em uma pequena fábrica de refinação e calcinação de pigmentos naturais, Vergara produz monotipias, que servem como base para as pinturas no ateliê.
"É uma pintura que representa a si mesmo, com mais fuligem, carvão e elementos escuros", explica o artista.

Exposição: Carlos Vergara
Vernissage: hoje, das 19h às 22h
Quando: ter. e qua. e sex. a dom. (inclusive feriado), das 10h às 18h; qui., das 10h às 22h. Até 21 de setembro
Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo - sala Paulo Figueiredo (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, parque Ibirapuera, portão 3, tel. 549-9688)
Quanto: R$ 5 (grátis para menores de 10 anos e maiores de 65); R$ 2,50 (estud. c/ carteirinha); às ter., grátis

Texto Anterior: Obra de Senise sobrevive
Próximo Texto: Wisnik recebe Alaíde Costa hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.