São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chip e CD são destaques do Blaster 233

ARMANDO FORTUNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Contendo o processador topo de linha da família Pentium, o microcomputador Blaster é indicado para usuários que queiram alto desempenho para suas aplicações.
O processador com tecnologia MMX do Blaster o deixa pronto para trabalhar com os novos programas multimídia que utilizam essas instruções, que tornam mais rápido o processamento de sons e imagens em movimento.
O equipamento recebido para testes é um modelo com gabinete de mesa na cor bege, processador Pentium de 233 MHz, 32 Mbytes de memória, disco rígido de 2 Gbytes, monitor Techmedia de 17 polegadas (também na cor bege) e kit multimídia com CD-ROM 16X com controle remoto.
Essa é uma configuração típica de máquinas de propósito geral.
Expansão
A placa-mãe dispõe de quatro conectores de expansão tipo PCI e três do tipo ISA. Dois dos conectores ISA já estão ocupados pelo adaptador de vídeo e pelo modem.
Os quatro conectores de memória SIMM permitem expandir a memória do Blaster para 128 Mbytes, usando pentes SIMM de 32 Mbytes. O Blaster também possui um conector para memórias que seguem o padrão DIMM.
O disco rígido de 2 Gbytes possui capacidade suficiente para permitir seu uso como servidor de arquivos em uma pequena empresa.
Já o leitor de CD-ROM, com uma taxa de transferência de 2,4 Mbytes/s, é ideal para aplicativos que necessitem ler grandes quantidades de dados (como vídeo e sons) do CD-ROM.
O leitor de CD-ROM dispõe de um controle remoto que permite controlar o mouse, disparar programas e mudar de faixa em um CD de música.
O adaptador de vídeo é baseado no chipset S3, um acelerador gráfico muito utilizado e de bom desempenho. A memória de vídeo de 2 Mbytes é adequada para aplicações gerais.
A expansão da memória de vídeo para 4 Mbytes é recomendada a quem queira utilizar o Blaster como estação de trabalho gráfica.
A qualidade eletromecânica do equipamento é boa, com destaque para o mouse de quatro botões.
Documentação
A documentação que acompanha o Blaster é quase toda em português: manuais do "Windows 95", do usuário e dos principais aplicativos.
Pelo lado do hardware, há o guia de referência da placa de vídeo e da placa-mãe (com detalhes sobre sua configuração), bem como o manual de instalação do leitor de CD-ROM e monitor de vídeo. O manual do modem está em CD-ROM. O manual da placa de som não acompanhou a unidade.
O manual do usuário contém informações que auxiliam o usuário iniciante a instalar o Blaster pela primeira vez. Descreve também procedimentos para a realização das atualizações mais comuns (adição de mais memória ou de outro disco rígido, por exemplo).
Pontos fortes
Os pontos fortes desse computador são a velocidade do seu processador e do leitor de CD-ROM. O Blaster 233 é uma máquina bastante equilibrada.
Utiliza componentes de boa qualidade, que fornecem desempenho compatível com as exigência das aplicações gerais.
Os programas que acompanham o computador são um bom ponto de partida para que o usuário utilize os recursos multimídia e de processamento do computador.

E-mail: fortuna@icmsc.sc.usp.br

Texto Anterior: Sai enciclopédia da Delta em CD; Novo cartão Kingston armazena 15 Mbytes; Impressora Epson é especial para fotos; Sun mostra linha de servidores para grupos; Óculos protegem contra raios da tela
Próximo Texto: Micro vem com Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.