São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Índice

SP pode ter feriado por causa de poluição

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, disse que pode ser decretado feriado na cidade de São Paulo se os índices de poluição piorarem ainda mais em setembro e houver risco de ser declarado estado de emergência -último e pior cenário possível em termos de poluição, previsto pela legislação ambiental.
No estado de emergência, que, até hoje, nunca foi declarado na cidade, a qualidade do ar está tão ruim que as pessoas desmaiam nas ruas, segundo o secretário.
"Antes de chegarmos a esse nível, decretamos feriado preventivamente"', disse o secretário.
Feldman estimou em 45% as chances de ser decretado feriado.
"No momento, eu diria que isso é possível, mas pouco provável. Daqui a 15 dias, a situação pode ser outra e essa hipótese pode se tornar mais ou menos provável", afirmou Feldmann. "A decisão final não é minha, mas do governador (Mário Covas)."
Segundo Feldmann, os baixos níveis de umidade relativa do ar registrados na semana potencializam os efeitos negativos da poluição sobre a saúde das pessoas.
"Há um clima psicológico de maior percepção da poluição. As pessoas não sabem o que é efeito (negativo) do ar seco e da poluição", afirmou o secretário.
Para Feldmann, São Paulo nunca passou por uma situação tão crítica em termos de poluição quanto a que está vivendo agora.
"Estamos registrando má qualidade do ar e tendo de decretar estado de atenção até nos finais de semana, quando a maioria das indústrias está fechada e o trânsito é menor", disse o secretário.
"Não temos uma indicação clara de que as condições para dispersão dos poluentes vão melhorar nos próximos dias e ainda há o El Niño atuando sobre o clima de São Paulo", afirmou Feldmann.
O El Niño é um fenômeno caracterizado pelo aquecimento excessivo das águas do Pacífico equatorial, que provoca alterações no clima de todo o mundo. Ele é apontado como uma das causas do inverno quente e seco de São Paulo.
O secretário afirmou que a legislação permite que o Estado declare feriado depois de a poluição atingir um determinado nível.
Melhora
A qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo melhorou um pouco ontem. A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) suspendeu o estado de atenção por excesso de ozônio em Mauá (Grande SP), que havia sido decretado na segunda.
Ontem, nenhuma das 22 estações medidoras da Cetesb na região metropolitana registrou má qualidade do ar (anteontem a de Mauá estava nessa situação).
Dezoito estações registraram ontem qualidade do ar regular (anteontem eram 11) e 4 estiveram inadequadas (anteontem eram 10).
Apesar da melhora de ontem na qualidade do ar, as condições de dispersão dos poluentes para hoje continuam desfavoráveis, de acordo com a previsão da Cetesb.

Texto Anterior: Reivindicações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.