São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contraprova atesta doping de Maradona

FERNANDO GODINHO
DE BUENOS AIRES

A contraprova do exame antidoping de Maradona deu positivo. O resultado foi divulgado ontem após análise na amostra de urina do jogador colhida depois da partida entre Boca Juniors e Argentinos Juniors, há dois domingos.
Não foi revelada qual substância proibida foi encontrada na urina de Maradona. A medida visa preservar a imagem do atleta.
Os advogados do jogador argentino tentaram ontem, sem sucesso, impugnar a realização da contraprova, que pode definir o futuro do meia do Boca Juniors -time mais popular do país.
Divulgado na semana passada, o exame inicial detectou o terceiro caso de doping na carreira do jogador, considerado um dos melhores de toda a história do futebol.
A hipótese mais provável para o resultado positivo do teste, até agora, é o consumo de cocaína. Maradona já confessou ter consumido a droga anteriormente.
Os advogados alegaram irregularidades nos "procedimentos de controle" do teste, realizado pela Faculdade de Bioquímica da Universidade de Buenos Aires. As amostras de urina teriam sido alteradas por "falhas de segurança".
Com a confirmação do resultado positivo na contraprova, Maradona está sujeito a uma suspensão entre um e cinco anos, a ser definida pelo Tribunal de Disciplina Desportiva da AFA (Associação de Futebol Argentino).
Essa suspensão poderia representar o fim da carreira profissional de um dos melhores jogadores de todos os tempos, iniciada há quase 21 anos. Maradona, 36, foi campeão mundial em 86. Ele ainda terá que responder a processo por "consumo de substâncias proibidas" perante a Justiça Federal, já notificada pela AFA.
Ameaças
Os advogados de Maradona também divulgaram ontem que o jogador foi vítima de "ameaças anônimas" e tentaram vincular essa denúncia à possibilidade de fraude no exame inicial feito pela Universidade de Buenos Aires.
Segundo eles, há cerca de 45 dias o jogador teria recebido telefonemas anônimos alertando sobre "manobras" para acabar de vez com sua carreira esportiva.
As ameaças também teriam sido feitas ao empresário Guillermo Cóppola, representante e um dos melhores amigos do jogador.
A Justiça desconsiderou essa estratégia dos advogados do jogador, que por sua vez não divulgaram o teor das supostas denúncias.
Diego Maradona passou todo o dia de ontem em casa aguardando a divulgação da contraprova do seu exame antidoping. Ele não deu nenhuma declaração, nem mesmo por meio dos seus assessores.
Por volta das 23h de anteontem, deixou seu apartamento com o empresário Guillermo Cóppola e só retornou às 5h de ontem. "Saímos para tomar algumas providências", disse Cóppola, sem dar maiores esclarecimentos.
O empresário é investigado pela Justiça por um suposto envolvimento com o tráfico de drogas.
Ele chegou a ser preso em outubro de 96 por causa das investigações, pois a polícia achou meio quilo cocaína em sua casa.

Texto Anterior: Zagueiro Aldair renova com a Roma até 2000; Vitória goleia e avança na Copa Conmebol; Projeto Pelé deve ir ao Congresso com atraso
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.