São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elogio à música sem aspas

GUGA STROETER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A programação da versão 97 do Free Jazz mais uma vez situa o Brasil no roteiro internacional de música inteligente e confirma a diversidade criteriosa na escolha dos artistas convidados.
A mais interessante característica do evento é ser contemporâneo e celebrar a musicalidade.
A musicalidade, esse conceito vital que vem sendo sistematicamente ignorado e que hoje parece banido da lista dos fatores que compõe o fenômeno da fruição e do fazer musical.
Vivemos num período em que não se discute nada além de vendas e comportamento. O trabalho do artista de música hoje chega ao público com prioridades invertidas.
Consome-se o ineditismo de seu figurino, a sensualidade de sua coreografia, a qualidade da edição de seu videoclipe, sua postura em relação às drogas, ou os escândalos sexuais que é capaz de promover.
A habilidade de criar melodias e harmonias, a capacidade de lidar com as informações musicais parecem preocupações saudosistas.
Cabe usar Van Gogh como metáfora para ilustrar o panorama: fosse ele um artista contemporâneo, sua obra se resumiria à orelha decepada, não importando seu talento para pintar quadros.
O Free Jazz vem colaborar para que se desfaça essa distorção, afinal de contas o que chamamos de jazz e estilos afins prioriza a música em relação ao comportamento, não importando a idade, a procedência ou mesmo o sucesso comercial do artista.
Tomara que o vocalista Jason Kay e seu grupo Jamiroquai sejam compreendidos como excelentes músicos que são e não pelo fato de ele usar cartolas esdrúxulas e capacetes de chifres.

Texto Anterior: Free Jazz anuncia suas atrações
Próximo Texto: QUEM É QUEM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.