São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Psicoterapeuta Frankl morre em Viena aos 92 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O psicoterapeuta Viktor Frankl, 92, morreu de um colapso cardíaco anteontem em Viena. O anúncio foi feito ontem na capital austríaca pelo Instituto Viktor Frankl.
Principal elaborador da logoterapia, foi preso em 1942 pelos nazistas e enviado para Auschwitz e outros campos de concentração. Sua mulher morreu num deles.
A base de sua teoria é a convicção de o homem é capaz de tomar decisões e é responsável por elas. Segundo ele, o homem não vive à mercê do meio ambiente.
Frankl nasceu em Viena em 1905 e ainda adolescente manteve correspondência com Sigmund Freud, o fundador da psicanálise. Seu primeiro livro foi publicado quando ele tinha 19 anos.
Foram publicados no Brasil, entre outros, "Dar sentido à Vida" e "A Presença Ignorada de Deus".

Texto Anterior: Russos negam culpa de cosmonauta na Mir
Próximo Texto: Governo da Argélia mata 62 rebeldes; Colômbia desarma bomba em Medellín; 2 israelenses são mortos perto de Jerusalém; Promotoria pede prisão de ex-ministro italiano; Ex-presidente do Senado da Colômbia é detido; Cientistas anunciam gene da fertilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.