São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Pedra no sapato; Palavras de um aliado; O tempo dirá; Idéia de jerico; Ah, bom; Ordem unida; Em campanha; Palavrão é vírgula; Dentadura por dentadura; Dobradinha arretada; Cabra desconfiado; Chumbo perdido; Por cima; Toma lá, dá cá; Visita à Folha

Pedra no sapato
Três dos presentes à reunião ontem sobre o plano "Brasil em Ação" disseram que FHC estava muito tenso. Um deles atribuiu o estado de espírito à entrevista na qual ACM atacou pelo menos quatro vezes o presidente.

Palavras de um aliado
Foi visto como troco à entrevista de Serjão ACM ter insinuado que FHC é lento, dito que a reeleição não está garantida, afirmado que o presidente "deve gostar mais daqueles que concordam mais com ele" e falado que "provavelmente" o apoiará.

O tempo dirá
Previsão de quem conviveu com muitos presidentes: "ACM será o maior problema de FHC em 98. Os ataques de ontem não foram nada gratuitos".

Idéia de jerico
Um ministro que se acha esperto tenta vender ao Planalto uma idéia que julga brilhante. Os ministros-deputados não precisariam deixar o cargo para concorrer à Câmara. Alega que o princípio reeleitoral é igual para todos, de presidente a deputado.

Ah, bom
Palavra de Clóvis Carvalho (Casa Civil): o atraso na escolha dos integrantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não se deve a pressões políticas. "Os indicados terão um perfil técnico", diz. Há mais de 80 candidatos para 5 vagas.

Ordem unida
Paulo Renato (Educação) chamou a bancada do PSDB gaúcho a seu gabinete. Para dizer que o partido deve abandonar a veleidade de uma candidatura própria no Estado. O candidato do Planalto é Britto (PMDB).

Em campanha
Covas (PSDB) visita hoje a 500ª cidade do interior paulista desde que assumiu em 1995. Vai entregar ambulâncias em Mariápolis, que tem 4.000 habitantes. Até o final do governo, planeja ir às 644 cidades do interior.

Palavrão é vírgula
Paulo Heslander (PTB-MG) procurou Arlindo Porto (Agricultura) para tratar do salário de um servidor público. O ministro preferiu atender primeiro o tucano Aécio Neves (MG). O tempo fechou entre os petebistas.

Dentadura por dentadura
Aproveitando a deixa de FHC, Arnaldo Faria de Sá (PPB-SP) apresentou ontem na Câmara projeto que obriga o Sistema Único de Saúde a pagar o tratamento dentário de aposentados e pensionistas da Previdência.

Dobradinha arretada
Para o prefeito Célio de Castro, a entrada de Luiza Erundina no PSB fortalece uma eventual candidatura presidencial de Ciro Gomes pelo partido. "Essa idéia agora ganha mais força", diz.

Cabra desconfiado
Um peemedebista diz que foi ruim a reunião de ontem entre José Maranhão e Cunha Lima. A tendência do governador da Paraíba é ir para o PSDB a fim de ser candidato à reeleição. Ele teme ficar no PMDB e depois perder a indicação na convenção.

Chumbo perdido
Com Erundina no PSB, perdem o PT e FHC. O petismo vê seus quadros populares fugindo da fratricida guerra interna. E o presidente vai ter mais trabalho para domar Ciro, pois o PSB fica mais atraente com Erundina.

Por cima
Luiza Erundina pediu ao prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro, que apadrinhasse sua entrada no PSB. Quer um canal direto com a direção nacional, pois a seção paulista abriga até simpatizantes do malufismo.

Toma lá, dá cá
O Senado está negociando concessões do Planalto aos municípios para apressar a votação do FEF. Uma delas prevê mudanças nos critérios para a partilha dos fundos de participação.

Visita à Folha
O embaixador Rubens Ricupero, secretário-geral da Unictad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

TIROTEIO
De Roberto Freire (PPS-PE), sobre o projeto que reduz para 45% o percentual para a eleição do presidente no 1º turno e acaba com o 2º turno nos Estados:
- O casuísmo entrou no dicionário político pela ditadura. E são os órfãos da ditadura na base do governo, que está cheia deles, a começar pelo vice Marco Maciel, que querem reeditar velhos métodos. Espero que FHC não compactue com eles.

Próximo Texto: Tucano infiltrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.