São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria terá R$ 100 mi para modernizar segurança pública

FHC assina decreto criando novo órgão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Secretaria Nacional de Segurança Pública, criada ontem por decreto presidencial, terá R$ 100 milhões no ano que vem para modernizar e equipar as secretarias estaduais da Segurança.
Segundo o ministro da Justiça, Iris Rezende, o dinheiro não poderá ser utilizado para reajustar salários dos policiais militares e civis.
A prioridade, de acordo com o decreto, são medidas de modernização e de incentivo à capacitação profissional.
A secretaria, subordinada ao Ministério da Justiça, coordenará as ações dos órgãos responsáveis pela segurança pública nos Estados. Iris disse que o governo ainda não escolheu o nome do secretário.
O decreto, assinado ontem pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, complementa emenda enviada ao Congresso para modificação da estrutura das polícias.
Iris prometeu compensar os policiais por perdas provocadas pelas medidas -como a proibição de sindicatos e greves- com outro pacote de medidas. O pacote será elaborado por um comitê interministerial. Entre os projetos, há a ampliação do programa da casa própria da Caixa Econômica Federal para beneficiar policiais e prioridade para eles matricularem seus filhos em escolas públicas.

Texto Anterior: As mudanças nos poderes da CCJ
Próximo Texto: Governo ironiza anúncio de que Clinton vai privilegiar Argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.