São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulistas conquistam espaço

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A arbitragem paulista também está em alta neste Brasileiro. Depois de dois anos de baixa, ela volta a liderar em escalas.
Além de Paulo César de Oliveira, a revelação, e Oscar Roberto Godoi, da Fifa, os mais prestigiados são Flávio de Carvalho (apitou sete vezes) e Edilson Pereira de Carvalho (cinco).
Em 148 jogos deste ano, os paulistas foram escalados 31 vezes. Nos 290 de 96, foram 36 escalas.
Até 96, quem fazia as escalas era o paulista Ivens Mendes. Ele dizia várias vezes que quase não havia bons árbitros em São Paulo. "O Farah (Eduardo José, presidente da FPF) destruiu a arbitragem no Estado", dissera certa vez referindo-se a seu desafeto.
No programa de incentivo a jovens juízes, que realizou em 96, não escolheu nenhum paulista.
Com a nova comissão, que inclui Renato Duprat Filho, que presidiu a comissão paulista de arbitragem em 1996 e 1997, isso mudou.
Entre os juízes paulistas, o caso exemplar é o de Flávio de Carvalho. Apontado por colegas como um dos melhores juízes do Brasil, nunca chegou à Fifa e apitou poucos jogos de grande importância.
Mas, em 97, foi o único juiz do Estado na fase decisiva do Paulista, e no Brasileiro só foi menos aproveitado que Sidrack Marinho (SE), tido como o melhor do país.
Presidente da Comissão de Arbitragem, Armando Marques irritou-se com a comparação. "Não me interessa se o juiz é paulista, carioca ou marciano."
(MD)

Texto Anterior: Revelação perde emprego
Próximo Texto: Quadro da Fifa sofrerá alterações no final do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.