São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Elizabeth 2ª se diz 'magoada' e rejeita críticas sobre indiferença

PAULO HENRIQUE BRAGA

PAULO HENRIQUE BRAGA; FERNANDO CANZIAN
DE LONDRES

FERNANDO CANZIAN
A família real respondeu ontem às acusações de que estaria indiferente à comoção que tomou conta do Reino Unido desde a morte da princesa Diana, no domingo. Disse ter ficado "magoada", numa declaração pouco comum para os hábitos da realeza.
Ontem, divulgou mudanças de planos em relação ao funeral. Também de forma inesperada, a rainha Elizabeth 2ª anunciou que fará um pronunciamento oficial à nação hoje.
"A família real ficou magoada com as insinuações de que está indiferente à trágica morte da princesa de Gales", reagiu o secretário de imprensa da rainha, Geoffrey Crawford.
Quase todos os tablóides britânicos amanheceram ontem com manchetes criticando fortemente o distanciamento da família real das demonstrações emocionadas do povo britânico.
"Onde está nossa rainha? Onde está a sua bandeira?", questionou o "The Sun", o tablóide diário de maior circulação no Reino Unido.
À tarde, a família real apareceu.
Foi em conjunto a uma cerimônia religiosa em uma igreja próxima ao castelo de Balmoral, na Escócia.
Na volta, Elizabeth 2ª, o príncipe Charles e os príncipes William e Harry, filhos de Diana, deixaram-se filmar pela imprensa.
Em outra demonstração pública, o príncipe Andrew, irmão mais novo de Charles, caminhou em meio à multidão que permanece do lado de fora dos palácios de Saint James, onde está sendo guardado o corpo de Diana, e o de Buckingham, no centro de Londres.
Hoje, Charles e os filhos poderão se encontrar com a multidão do lado de fora dos dois palácios.
Retorno antecipado
A rainha também decidiu antecipar para amanhã seu retorno a Londres, quando fará um pronunciamento não-previsto, no início da noite, em cadeia nacional de rádio e televisão.
Inicialmente, ela só chegaria a Londres amanhã pela manhã para participar do funeral de Diana na abadia de Westminster.
Especula-se que o príncipe Charles e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, tenham sido os principais responsáveis por convencer a rainha a falar à nação hoje. Blair e Charles têm conversado diariamente pelo telefone.
Diana perdeu o status de membro da família real no ano passado, quando se divorciou do príncipe Charles, depois de 15 anos de casamento.
Sua Alteza Real
Com a separação, ela também perdeu o título de Sua Alteza Real, como vem sendo chamada em milhares de bilhetes colocados próximos a edifícios que abrigam membros da família real.
Dias antes do acidente que matou Diana e seu namorado, o produtor egípcio de cinema Dodi al Fayed, especulava-se que a exposição do casal na mídia desagradasse à família real.
Amanhã, o cortejo fúnebre deve atrair 2 milhões de pessoas em Londres, no que pode ser a maior manifestação já vista na cidade. O corpo da princesa será sepultado em Althorp, propriedade de sua família, onde ela passou parte da infância e da adolescência.

Próximo Texto: Tablóide quer ler lábios reais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.