São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Buckingham baixa bandeira

PAULO HENRIQUE BRAGA; FERNANDO CANZIAN
DE LONDRES

e do enviado especial
Pela primeira vez na história, a bandeira britânica será hasteada a meio-pau no mastro do Palácio de Buckingham, amanhã, em homenagem à princesa Diana.
Porta-vozes do palácio disseram que a decisão de quebrar a tradição foi da rainha Elizabeth 2ª e não teve qualquer relação com a pressão feita pelo público e pela imprensa, em especial pelos tablóides.
A bandeira que normalmente tremula no mastro de Buckingham e das residências usadas pela família real é o "royal standard" (estandarte real), símbolo da monarquia britânica.
No momento em que a rainha deixar Buckingham para o funeral de Diana em Westminster, o estandarte será substituído pela bandeira britânica, a meio-pau. A homenagem durará até a noite.
A bandeira é hasteada quando o soberano está no palácio e retirada simultaneamente a sua saída, sendo erguida na chegada do monarca a outra de suas residências.
Como a rainha só chega hoje a Londres, o mastro está vazio.
O estandarte simboliza a existência da monarquia, não podendo, portanto, ser hasteado a meio-pau. Quando o rei George 6º morreu, a bandeira não foi retirada, pois ele foi imediatamente sucedido por Elizabeth 2ª.
"Mesmo quando o soberano morre, o royal standard nunca é baixado, porque a monarquia continua. 'O rei está morto, longa vida ao rei'", disse um porta-voz de Buckingham.
(PHB e FCz)

Texto Anterior: Tablóide quer ler lábios reais
Próximo Texto: Brasileiro terá dez opções na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.