São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Lobby cor-de-rosa; Vestindo a camisa; Só falta Lula; Torcida mineira; Aviso aos paparazzi; Pomo da discórdia; Invasões 98; A pão e água; Ultrapassagem perigosa; Cerco ao PT; A conferir; Esqueceram de nós; Fundo do poço; Mui amigos; Fritura federal; Susto na oposição

Lobby cor-de-rosa
O presidente do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott, entrega na segunda a d. Lucas Moreira Neves (CNBB) pedido de audiência com o papa, que visita o país em outubro. "Queremos mudar a intolerância total do Vaticano em relação aos homossexuais."

Vestindo a camisa
O Grupo Gay da Bahia prepara campanha nacional para a visita do papa. Em frente às catedrais, homossexuais lerão carta aberta à igreja e à população. "Haverá também farta distribuição de preservativos", diz Luiz Mott.

Só falta Lula
Quando entrou no governo Itamar, em 93, Erundina respondeu a uma pergunta sobre sua eventual saída do PT: "Em 1980, Lula disse que, se o PT não desse certo e só sobrassem duas pessoas no partido, essas pessoas seriam certamente ele e eu".

Torcida mineira
Se Itamar quiser se filiar ao PMDB, já tem data e festa marcadas: no dia 27, quando o prefeito de Juiz de Fora (MG), Tarcísio Delgado, inaugura o escritório do partido na cidade. Para Pedro Simon, é pegar ou largar.

Aviso aos paparazzi
Toda vez que briga com a mulher, um ministro aproveita suas viagens a trabalho nos jatos da FAB para levá-la junto e reatar o clima amistoso durante o vôo.

Pomo da discórdia
A Assembléia paulista criou uma comissão para se queixar a Kandir (Planejamento) das perdas do Estado com a isenção de ICMS sobre as exportações.

Invasões 98
A UDR já espera um 1998 de mais invasões e enfrentamentos no campo. "O pior vai ser no ano que vem, pois é um ano político", diz o presidente da entidade em Presidente Prudente (SP), Roosevelt Roque dos Santos.

A pão e água
FHC tem recebido cartas de prefeitos que não se conformam com os números do último censo. Reclamam de perdas no repasse da União para o fundo de participação dos municípios.

Ultrapassagem perigosa
FHC deve vetar mais de uma dezena de artigos do Código de Trânsito aprovado na Câmara. Segundo avaliação da área técnica, toda a parte penal pode cair. Exemplo: os artigos que prevêem a acumulação de multas.

Cerco ao PT
O governador Miguel Arraes (PE) convidou Vitor Buaiz (ES) para se filiar ao PSB. O governador capixaba ficou de considerar e dar uma resposta logo. Detalhe: ele é muito amigo de Erundina, que acabou de entrar no PSB.

A conferir
A um interlocutor Brizola (PDT) disse anteontem que estava preparando sua candidatura ao governo do Rio em 98.

Esqueceram de nós
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Francisco Urbano, diz que a entidade está fora do "Grito dos Excluídos" por simples falta de convite. Para ele, a CUT tinha obrigação de oferecer um papel à Contag no protesto.

Fundo do poço
Após lamentar a saída de Luiza Erundina do PT, Tarso Genro diz que o partido precisa "rever urgentemente os seus mecanismos de fazer política".

Mui amigos
A indecisão de Itamar provocou a ironia de alguns peemedebistas pró-FHC. Dizem que ele deveria falar com o presidente. No muro, seu lugar é o PSDB.

Fritura federal
Pegou mal no Planalto a declaração de Reinhold Stephanes (Previdência) de que poderia cobrar dos mutuários os débitos da Encol com o INSS. "Nem parece do PFL, parece da oposição", diz um líder governista.

Susto na oposição
Pouco antes de Rose Neubauer anunciar abono ao professorado paulista, um boato assustou a bancada estadual do PT: o piso da categoria passaria a cinco mínimos. Para alguns petistas, a notícia, ótima para os professores, seria péssima para o partido.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Valdemar Costa Neto (SP), interessado na filiação de Itamar ao PL, sobre o ex-presidente pensar em entrar no PMDB:
- O PMDB está fazendo com Itamar Franco a mesma coisa que o escorpião fez com o sapo. Está tentando levá-lo para o partido para depois afogá-lo bem no meio do rio.

Próximo Texto: Cantando de galo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.