São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
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Brasil onera e inviabiliza amistosos

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE; RODRIGO BUENO
DO ENVIADO A MONZA

O alto preço pedido pela seleção brasileira para realizar amistosos está fazendo com que adversários desmarquem jogos com o time.
Segundo Fernando Garrido, assessor de imprensa da Federação Espanhola, o amistoso entre Brasil e Espanha, que seria no dia 12 de novembro, "foi cancelado".
"Ficamos surpresos com as exigências que nos fizeram", disse.
Berti Vogts, técnico da Alemanha, afirmou que dificilmente o Brasil enfrentará sua equipe em março de 98, como estava previsto.
"A agência que detém os direitos sobre a seleção brasileira exigiu milhões pelo jogo. No momento, só sei dizer que a chance de a partida acontecer é remota", declarou.
Na última quarta-feira, o semanário "Sport Bild" publicou que a Nike, fornecedora da seleção, teria exigido 50% da renda obtida no amistoso, programado para o dia 25 de março de 98, em Berlim.
A Federação Alemã teria estranhado o fato de ter de pagar para a Nike por um jogo com o Brasil, além de achar o valor um absurdo.
A agência que detém os direitos sobre a seleção é a Traffic. Foi ela que costurou o acordo Nike-CBF, anunciado no primeiro semestre deste ano. Na última semana, a Folha revelou que o negócio está sob a mira da Receita Federal.
O contrato prevê que a seleção deve fazer cinco amistosos por ano organizados pela Nike. Neste ano já foram três (México, Coréia do Sul e Japão). Nenhum considerado sério para testar de fato o Brasil, mas importantes para o marketing da Nike.
(JOSÉ HENRIQUE MARIANTE)

Colaborou Rodrigo Bueno

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