São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba por que a gente esquece

EDILAMAR GALVÃO

FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Sabe por que você se lembra ou se esquece das coisas? Como nossa memória funciona?
Segundo o psicanalista Cássio Bottini, a memória é uma operação de perceber, guardar e selecionar todas as informações que a gente recebe.
Em geral, quando você recebe um estímulo -vê uma imagem, ouve um som, conhece uma pessoa etc.-, o primeiro contato com esse estímulo desenvolve a chamada memória sensorial. Ela dura menos de um segundo.
Se esse estímulo despertar em você algum interesse ou se você prestar um pouco de atenção, você desenvolve a memória secundária, que faz você se lembrar desse estímulo por alguns dias.
Se você tiver muito interesse ou receber esse estímulo várias vezes, pode desenvolver a memória terciária, aquilo que você nunca esquece. Por exemplo, a história de sua vida, de sua família e o que você escolhe estudar.
Mas a gente não se lembra do que aconteceu quando era bem pequena. Cássio diz que isso ocorre porque a memória está ligada ao domínio da linguagem -quando a gente sabe falar e se comunicar direito. E isso só acontece a partir dos cinco ou seis anos. É quando a gente começa a se lembrar melhor das coisas.
Há coisas que a gente esquece. Essa é uma operação da memória. Esquecer é um modo de escolher o que é mais importante na vida. É por isso que Borges, um grande escritor, disse que "o esquecimento é uma das formas da memória".

Texto Anterior: Thalia responde aos fãs na Folhinha
Próximo Texto: A deusa grega Mnemósina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.