São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa da MTV vira homenagem a Diana

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

A festa de entrega dos prêmios da MTV, anteontem à noite, em Nova York, virou uma homenagem póstuma a princesa Diana, morta no último domingo em Paris.
Conhecido como "MTV Music Video Awards", o evento deste ano, que aconteceu no Radio City Music Hall, foi mais contido e menos espalhafatoso do que suas 13 edições anteriores.
O cantor Elton John, que entregou o prêmio de melhor revelação em vídeo a Fiona Apple, por "Sleep to Dream", referia-se a Diana como "a princesa da casa ao lado".
Durante a cerimônia, Elton John, que cantará hoje no enterro de Diana, anunciou que a MTV decidiu doar US$ 100 mil a um fundo recém-criado em homenagem à princesa de Gales. O dinheiro será usado na luta contra o vírus da Aids.
A cantora Madonna aproveitou para criticar o público de tablóides sensacionalistas. "É hora de controlarmos nosso desejo insaciável de correr atrás de fofocas, escândalos, mentiras e rumores", afirmou a artista.
"Até que mudemos nosso comportamento, tragédias como essa vão continuar acontecendo", declarou a cantora, vestida com saia longa escura, camisa branca fechada e gravata à colegial.
Para o cantor Sting, que disse que estará em Londres para acompanhar o funeral da princesa, a morte de Diana acabou "esfriando" a festa da MTV.
"Continuo arrasado com a tragédia, e é um sentimento que todos aqui compartilhamos."
As Spice Girls, que venceram na categoria melhor vídeo de dança, estavam de luto -com uma bandagem preta no braço- e dedicaram o prêmio à princesa.
O conjunto U2, que viajou da Escócia para os Estados Unidos para tomar parte do evento e ontem seguiria para a França, avisou que o restante de sua turnê mundial terá diversas homenagens ao trabalho social de Diana.
Fora da casa de espetáculos, o público, contido por um forte esquema de policiamento, portava cartazes homenageando a princesa britânica.
Os premiados
O maior vencedor da festa no Radio City Music Hall foi Jamiroquai, que teve dez indicações e levou quatro estatuetas.
Uma delas foi a de melhor vídeo, considerada a premiação mais importante do evento, com "Virtual Insanity".
Em segundo lugar, Beck, que, das sete indicações recebidas, acabou vencendo cinco categorias. Uma das estatuetas foi por melhor vídeo masculino, com "Devil's Haircut".
"You Were Meant for Me", de Jewel, que já se tornou moda entre os adolescentes, levou na categoria melhor vídeo feminino.
O melhor vídeo de filme ficou com Will Smith, uma das figuras mais populares deste verão norte-americano, graças a "Men in Black", longa do qual é protagonista, ao lado de Tommy Lee Jones.
Na categoria melhor vídeo de rap, The Notorious B.I.G ficou com o prêmio, com "Hypnotize".
O "anticristo" Marilyn Manson marcou presença, encerrando a cerimônia com sua música "The Beatiful People".

Texto Anterior: Divas se chocam no palco
Próximo Texto: Brasil pode levar dois prêmios em Veneza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.